Dois jovens que cumprem medida socioeducativa no centro da Fundação CASA da cidade de Botucatu, participarão, nos dias 12 e 13 de dezembro, das provas do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade, o Enem PPL.
Ao total, foram inscritos 332 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação em 86 centros de atendimento da Fundação CASA.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), o Enem PPL obteve 31.765 inscrições de 1.078 unidades prisionais e centros socioeducativos localizadas em 577 municípios brasileiros. As provas serão aplicadas por profissionais contratados pelo Inep.
Ao contrário dos outros anos, em 2017 o Enem PPL destina-se apenas a jovens e adultos que concluíram ou estão na última série do Ensino Médio. Aqueles com 18 anos ou mais que pretendem a certificação do Ensino Médio participarão do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional), cujos testes serão nos dias 19 e 20 de dezembro.
O Enem PPL, como o Enem geral, dá a possibilidade aos adolescentes de acessar os programas públicos de Ensino Superior, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), as bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Na Fundação CASA, a preparação do exame acontece principalmente no período da educação escolar, cujas aulas são ministradas por professores da Secretaria Estadual da Educação. A educação formal na Fundação segue o calendário e o material didático da rede pública estadual.
Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news
(com Assessoria de Imprensa)