28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Jornalista botucatuense será homenageado na Academia de Letras

Nessa sexta-feira (15), o jornalista botucatuense  Edgard Alves, do jornal Folha de S.Paulo, será homenageado com o título de Membro Honorário da Academia Botucatuense de Letras.

A cerimônia acontece a partir das 19h30, na residência da Profa.Maria Helena Blasi Trevisani.

Biografia
Edgard Elias Alves Rodrigues
Nasceu no dia 20 de julho de 1948, em Botucatu.

Completou os estudos básicos no Grupo Escolar Cardoso de Almeida, os secundários no Colégio La Salle e a faculdade, na Cásper Líbero, na capital paulista.

Após o serviço militar no Tiro de Guerra,em 1967,  foi morar em São Paulo, onde vive até hoje. Logo que chegou na metrópole, acumulou atividades simultaneamente, trabalhou no Bank of London, como  escriturário, e na Folha de S.Paulo, como noticiarista, além estudar no cursinho preparatório para o vestibular da Getúlio Vargas.

Como a maioria dos jovens, tinha dúvidas sobre a carreira profissional. Adorava história, política e esportes. Logo se identificou com o clima da redação da Folha.

Apena seis meses depois, o destino estava traçado. Ficou apenas com o jornal, onde o horizonte contemplava todas as curiosidades.

Inicialmente, recebia textos, via telefone, fazia “radioescuta” e redigia notícias gerais, elaboradas a partir de telegramas dos correspondentes no país, encorpadas com dados de coberturas de jornais regionais. Havia ainda levantamento de dados por telefone.

Dedicou-se também ao sindicalismo — foi diretor do sindicato dos jornalistas e da associação dos cronistas esportivos — nas décadas de 70/80/90.

Manteve vínculo permanente com a Folha, mas teve passagens por outros órgãos como “A Gazeta”, Record e ESPN Brasil. A carreira no jornalismo esportivo despontou em 1971, com a cobertura de um Mundial de basquete feminino em São Paulo. Firmou-se de vez na área três anos mais tarde.

Edgard foi repórter e chefe de reportagem do caderno “Esporte” da Folha e conta com ampla experiência na cobertura de temas relacionados ao movimento olímpico. Participou da cobertura das Olimpíadas de Montreal-1976, Moscou-1980, Atlanta-1996, Sydney-2000, Atenas-2004, Pequim-2008 e Rio-2016.

Cobriu Mundiais de basquete na Grécia e no Canadá e os Jogos Pan-Americanos de San Juan-1979, Havana-1991, Mar del Plata-1995 e Rio-2007. No Pré-Olímpico de Portland, em 1992, acompanhou a estreia no movimento olímpico do “Dream Team”, a lendária seleção americana profissional de basquete.

Meio século depois de ter pisado em uma redação pela primeira vez, continua jornalista. Atualmente escreve uma coluna semanal na Folha Online. 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes