A assessoria de imprensa do INSS de Botucatu, justificou que as grandes filas que se formacaram no atendimento nas últimas semanas aconteceram por casos espontâneos que chegam na agência da Rua Curuzu, no centro da cidade.
Segundo a assessoria, o atendimento do INSS é feito mediante agendamento pela central telefônica, que atende pelo número 135, ou pelo site www.previdencia.gov.br.
“Além das pessoas com agendamento marcado, o INSS atende também as pessoas que procuram suas agências sem terem marcado atendimento; é o chamado atendimento espontâneo. O número de atendimentos espontâneos varia de um dia para o outro. Entretanto, as segundas e terças-feiras são dias em que as pessoas procuram mais o INSS, independente do agendamento. Esse atendimento vai desde uma simples informação até a solicitação de um extrato ou documento”, informa a assessoria.
Nesta terça-feira (27), por exemplo, diz o INSS de um total de 223 atendimentos, 130 pessoas que não tinham hora marcada foram atendidas. Ou seja, mais da metade das pessoas atendidas não utilizaram os canais citados acima para agendar seu atendimento. “Nesse caso, essas pessoas acabam esperando mais tempo para serem atendidas. Por isso, o INSS sempre alerta para a necessidade de a pessoa fazer o agendamento pelos canais remotos para ser atendida no dia e hora marcados”.
ORIENTAÇÕES DO INSS
É importante destacar que vários dos serviços solicitados pelas pessoas que não agendam o atendimento estão disponíveis hoje pela nova central de serviços do INSS na internet, o Meu INSS. Esses serviços podem ser acessados pelo site meu.inss.gov.br, mediante a criação de um login e senha. No Meu INSS, o segurado acessa e acompanha todas as informações da sua vida laborativa, como dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados. Na ferramenta também estão disponíveis o histórico de crédito, carta de concessão, declaração do benefício (Consta/Nada Consta) e declaração de regularidade do contribuinte individual, entre outros. Além disso, é possível encontrar uma agência do INSS mais próxima e agendar atendimento.
O Meu INSS pode ser acessado também por aplicativo de celular, disponível para Android. Na loja Play Store (Google) é possível encontrar o App que, em breve, estará disponível também para celulares iPhone. Alertamos que, embora haja outros aplicativos utilizando o nome ‘INSS’ na loja, apenas o do Meu INSS – e o do e-Recursos – são oficiais.
“Em relação ao número de funcionários, informamos que a agência do INSS em Botucatu tem 13 servidores, sendo que, no momento, dois estão em férias”, diz o INSS.
No local, quando o clima está ameno, o ar condicionado fica desligado mas sem abertura das janelas, o que deixa muita gente sem ventilação. Quanto a isso, a assessoria de imprensa não respondeu.
Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news
(Do Agência14News)