Botucatu registrou o índice de 8% dos veículos leves analisados com algum problema na emissão de gases poluentes, durante testes gratuitos que aconteceram por meio da iniciativa de empresas locais em parceria com a Prefeitura e Secretaria de Trânsito (Semutran).
A intenção foi avaliar o veículo e com o resultado dos testes apontar o que pode ser a causa, que vai de um pequeno a grande problema. Enquanto em algumas cidades esse número pode ficar em 20% ou mais, Botucatu obteve 8%.
“Verificando a emissão de poluentes aqui achei muito legal porque em outras cidades você tem um índice alto de rejeição, ou seja, de emissão de poluentes. Isso porque os condutores não fazem a manutenção preventiva corretamente. Hoje, temos aqui, 8% – o que é um valor muito bom, ou seja, os condutores estão conscientes levando seus carros em oficinas mecânicas e fazendo a manutenção preventiva e corretiva. O combustível também teve um índice aceitável porque está de acordo com a tabela do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente). Gostei muito do resultado. Botucatu está de parabéns”, disse Alberto Ferreira Maciel da MTE Thomson.
O trabalho de verificação é feito na cidade porque quando se libera gases tóxicos, há impacto na qualidade do ar, o que também causa doenças respiratórias, e além disso, existe o complicador ao próprio carro com comprometimento de peças e maior consumo de combustíveis.
A ação pro-meio ambiente e pela saúde das pessoas teve a participação de empresas do GEB – Grupo de Empreendedores de Botucatu: Suprema, Seguralta, Confiance e Auto Posto Botucatu. Também integra esse trabalho o NAC – Núcleo de Automecânicas da Cuesta.
A atividade fez parte da programação do Junho Verde em Botucatu.
(do Agência14News)