17 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Igreja Santuário Nossa Senhora de Lourdes de Botucatu vai completar centenário neste ano

O Santuário Nossa Senhora de Lourdes que é administrado pelos frades capuchinhos em Botucatu (SP), uma das mais belas construções religiosas, vai completar 100 anos da sua inauguração no dia 8 de outubro deste ano.

A igreja fica na Rua João Passos, 80, no centro da cidade, tendo passado recentemente por obras na torre porque começou a ceder e ainda a revitalização das pinturas originais. O trabalho foi mostrado em reportagem recente do site Agência14News.

A história traz que “a pedido do Sr. bispo diocesano D. Lúcio Antunes de Sousa, superior regular frei Camilo de Valda, fundou uma fraternidade em Botucatu, que acabava de ser elevada a sede de bispado. Para lá foram os religiosos em fevereiro de 1909. Começaram a oficiar a igreja de São Benedito, residindo em casa ao lado. Em 1914 foi comprado o terreno onde está atualmente o convento, dando-se início nesse mesmo ano a construção do convento e da igreja, dedicada a Nossa Senhora de Lourdes. Inaugurou-se a igreja em 8 de setembro de 1918, benzida solenemente pelo Mons. Pasqual Ferrari, tendo-a o Sr. bispo diocesano em 1921 declarado “santuário diocesano”. A 23 de janeiro de 1945 foi solenemente consagrada por D. Frei Luis Maria de Sant’ Ana”, consta em documento nos capuchinhos.

A igreja traz na sua tradição as celebrações contemplativas com o tradicional órgão (um tipo de piano mais antigo) que remete às missas que levam os fiéis à interiorização de cada um na sua espiritualidade.

Não foi confirmado ainda se haverá algum tipo de programação especial em torno da data.

Na igreja de Botucatu se formaram trabalhos reliogiosos importantes como de um forte grupo de coroinhas, com alguns deles se ordenando padres, como Edmilson Zanin que era coordenador e padre Marcelo, por exemplo, além da Ordem Franciscana Terceira (formada por leigos adultos), sem contar com frades tradicionais como o Afonso Maria Lorenzon.

Hoje o santuário conta com estacionamento dividido com a comunidade e uma horta para incentivar o consumo consciente.

A santa venerada ali como o próprio nome diz é a Nossa Senhora de Lourdes.

O franciscanismo é baseado na vida de São Franscico de Assis que não foi padre, mas viveu a sua fé intensamente. Deixou a família que tinha o pai comerciante e seu padrão de vida, pois acreditava que o verdadeiro evangelho era, sim, na extrema pobreza.

Sua vida fez com que religosos, padres ou não, se inspirassem e continuassem com a marca do franciscanismo, alguns mais pobres e outros não.

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news
 
(do Agência14News – Fotos: Cristiano Alves)
Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes