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Hospital das Clínicas, Prefeitura e Unesp anunciam propostas de melhorias na Saúde de Botucatu

A Prefeitura de Botucatu, o Hospital das Clínicas de Botucatu e a Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp) promoveram na manhã desta quarta-feira (22), uma entrevista coletiva para prestação de contas da área da saúde municipal e a assinatura da carta de intenção de melhorias no atendimento dos Prontos-Socorros Adulto (PSA) e Pediátrico (PSP) da Cidade.

Participaram, o Prefeito de Botucatu Mário Pardini; o superintendente do HCFMB, Dr. André Balbi; o chefe de gabinete do HCFMB, Dr. José Carlos Souza Trindade Filho; o Secretário Municipal de Saúde, Dr. André Spadaro; a coordenadora de enfermagem do PSA, Priscylla Prado e a coordenadora administrativa do PSA e PSP Keyth Regina Vital, além de outras autoridades do HC, da FMB e do Município.

As coordenadoras Priscylla Prado e Keith Regina Vital iniciaram a entrevista coletiva apresentado dados gerais de atendimento dos prontos-socorros adulto e pediátrico da cidade, como o funcionamento da triagem da classificação de risco, o tempo de atendimento de cada cor classificada e números de atendimento mensal. Ao todo, cerca de 78% dos atendimentos do PSA e do PSP são classificados como azul ou verde, ou seja, não urgentes ou pouco urgentes, um dos fatores que colaboram para a demora no atendimento dos pacientes que procuram as unidades.

O superintendente do HCFMB Dr. André Balbi comentou a importância do fortalecimento da parceria do HCFMB e da FMB/Unesp com a Prefeitura. “Estamos empenhados em atender a população da melhor forma possível e por isso, estamos aqui para anunciar algumas propostas de mudanças. Nossa demanda assistencial é cada vez maior e nosso objetivo comum é melhorar cada vez mais a qualidade no atendimento à população. Agradeço pela colaboração de todos e à Prefeitura por todo apoio nessa gestão”, disse Balbi.

O Secretário de Saúde, Dr. André Spadaro, iniciou sua fala apresentando os resultados do modelo implantado no mês de junho, com a UBS da Vila São Benedito (Cecap) e do Centro de Saúde Escola (CES) da Vila dos Lavradores, funcionando também em período noturno, como medida auxiliar no intuito de diminuir o tempo de espera das consultas no PSA e no PSP. Em relação à UBS da Cecap, o modelo continua. “Tivemos uma adesão imediata, devido à experiência prévia da unidade com pacientes reorientados pelo PSA. Atingimos cerca de 65% do teto de atendimento esperado, e esperamos aumentá-lo”, explicou Spadaro.

Devido a uma menor adesão ao modelo de atendimento no Centro de Saúde Escola, para onde os pacientes do Pronto-Socorro Pediátrico eram redirecionados, Dr. André Spadaro informou que, analisando a média de encaminhamentos, a relação custo-efetividade da medida foi baixa. “Chegamos a uma conclusão e decidimos em conjunto encerrar as atividades noturnas do CES”, anunciou.

O CES não atenderá mais no período noturno a partir do dia 30 de novembro. Como medida alternativa, a Prefeitura, o HCFMB e a FMB/Unesp colocarão mais um pediatra no horário de pico de atendimento do Pronto-Socorro Pediátrico, para amenizar o tempo de espera no horário crítico, das 17 às 23h.

Além disso, outras intenções de melhorias foram anunciadas: o Departamento de Pediatria da FMB/Unesp fica oficialmente à frente da gestão e operação exclusiva  do PSP, monitorando em conjunto com a Prefeitura e o HC o tempo mensal de  espera e percentual de atendimentos acima do prazo previsto pelo protocolo. Além disso, os projetos de reforma e ampliação do PSP, incluindo uma enfermaria de apoio secundário ao atendimento, e um estudo de ampliação de leitos de apoio no Pronto Socorro Referenciado (PSR) do HCFMB, visando reduzir o tempo de espera de transferência do PSA para o HC foram apresentados. Um plantão de atendimento foi criado pelo HC para centralizar eventuais críticas, sugestões e reclamações sobre os atendimentos nos prontos-socorros externos, pelo e-mail atendimentops@hcfmb.unesp.br, onde as demandas serão analisadas, atendidas e respondidas em até 24h.

O prefeito Mário Pardini, junto ao Secretário de Saúde  e ao superintendente do HC, finalizou a coletiva assinando a carta de intenção de melhorias. “Nosso intuito é ampliar a assistência de forma efetiva nesse momento de crise. Temos prestado um serviço de excelência, mas sempre há espaço para melhorias e estamos dispostos a melhorar cada vez mais nossa gestão na área da saúde”, afirmou Pardini.

Serviço
Críticas, sugestões e reclamações de atendimento nos prontos-socorros: atendimentops@hcfmb.unesp.br (Tempo de resposta: 24 horas)

 
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(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

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