A reportagem do 14News foi procurada por um grupo de pessoas que contratou uma viagem para o litoral de São Paulo e outra para o Rio de Janeiro, mas depois do planejamento de todos, um dia antes, essas excursões foram canceladas.
Alguns pagaram 600 reais, porém há prejuízos maiores, pois havia pagamento de famílias. Para o RJ, o valor era de R$ 1.000,00.
O site falou com as vítimas e também com a organizadora da viagem. As pessoas citam que algumas receberam parte do valor e outras não conseguiram reaver nada.
Elas dizem que mandaram mensagem para a dona da empresa, mas o caso chegou em discussão e até citam que houve ameaças.
Uma das vítimas disse o seguinte na delegacia: adquiriu viagem de 4 dias para Arraial do Cabo – RJ onde passariam 15/1 a 19/1 junto à agenciadora e pagou a quantia de 1.599,00 via PIX. “No dia anterior do embarque para o destino, a autora cancelou a viagem da vítima, apresentando um atestado médico de virose”. Disse que a dona da empresa prometeu alguns prazos que não foram cumpridos. Ela alegou que depois a organizadora mandou que a sua cliente procurasse os seus direitos e que chegou até haver ameaças do marido da agenciadora contra ela. Isso a pessoa afirma estar comprovado em prints das mensagens.
A reportagem ligou para a dona da empresa. Ela mencionou que já organizou várias viagens, mas desta vez houve um cancelamento por parte da pousada – porque apareceu outra viagem – que pagaria mais pela estadia. Já uma cliente disse que ligou nesse local onde todos ficariam e mencionou que, na verdade, existia uma dívida da organizadora com essa pousada.
Por telefone, a dona da empresa disse ao 14News que estava se organizando para devolver os valores, porém tem sido alvo de ameaças em sua casa onde inclusive existe uma pessoa autista.
Edson Soares que é advogado da empresa de viagens falou sobre o caso: “Existem alguns boletins e também ações na justiça. Como a proprietária já lhe informou todos os acontecimentos e o motivo de isso ter virado uma bola de neve. (Inclusive ingressaremos com ação judicial em face do proprietário da pousada) ele foi o causador de tudo isso. Já estamos em posse de toda documentação para comprovar isso e infelizmente teremos que resolver tudo isso na justiça, pois estamos comparecendo à delegacia todas as vezes que solicitado, prestando todos os esclarecimentos devidos e não há no momento outra forma de resolução. Mas o importante a se deixar frisado é que a proprietária pagará todos os lesados. Inclusive isso está sendo consignado a todos os boletins de ocorrência que foram feitos.”.
Ele ainda menciona: “A agência não deve nada na pousada, eles falaram isso pra se defender e usar contra, as reservas estavam feitas e temos provas. O que ocorreu é que ele conseguiu outra excursão pagando mais para o mesmo dia. Eles fizeram isso mais de 1 vez”, citou.
Neste sábado outras pessoas que contrataram a excursão entraram em contato com o WhatsApp do 14News.
“Somos um grupo de mais de 100 pessoas que compramos viagem com uma empresa de botucatu, onde a mesma cancelou a viagem no dia do embarque (19/03) alegando problemas particulares. Não devolveram o dinheiro e descobrimos essa semana que eles permanecem vendendo viagem para embarque nessa semana – fazendo a mesma situação – cancelando no dia do embarque. Já fizemos boletim de ocorrência, porém eles estão vendendo viagem, criado expectativa em crianças e idosos, sem responsabilidade, achando que vai permanecer sem impunidade. Precisamos de ajuda”, informou uma das vítimas.
Outra pessoa escreveu: “Tinha uma viagem agendada pra ontem. Ela cancelou na quinta às 22 hs. Não me devolveu o dinheiro. Não responde mensagem. Já fiz o BO. Somos mais de 200 pessoas prejudicadas por esse casal”.
O caso está sendo investigado pelo 1° Distrito Policial do centro onde os boletins de ocorrência foram registrados.
Dica do Procon: