25 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Greve no transporte público é aprovada durante assembleia realizada com trabalhadores em Botucatu

O site Agêcia14News teve a confirmação na noite desta quarta-feira (04) que funcionários do transporte público de Botucatu aprovaram durante assembleia a realização de greve a partir de 72 horas.

Desta forma, a paralisação estaria acontecendo a partir de segunda-feira (09), segundo informações trazidas por fonte do site ligadas aos trabalhadores e às empresas.

As duas empresas serão notificadas nessa quinta-feira (05) e assim a greve se iniciaria a partir da zero hora de segunda.

“O maior sentimento dos trabalhadores foi pela indefinição de suas situações de vida. Maciçamente o entendimento é pela continuidade do emprego com a devida remuneração de direito”, disse uma das pessoas ligadas ao transporte.

A empresa Stadtbus informou que vai tentar evitar a greve. e que estará trabalhando durante os próximos dias para evitar os enormes prejuízos que podem ser causados à população.

A Reta Rápido que usa nos ônibus o nome de São Dimas disse que apenas soube da assembeia e na quinta-feira (05) teria maiores detalhes sobre o assunto.

Também será necessário saber se haverá adesão dos trabalhadores a partir das 5 horas da manhã quando as linhas começam a circular.

A direção do sindicato não havia sido localizada até o começo da noite desta quarta-feira. O que se sabe é que na Stadtbus a assembleia foi finalizada e na São Dimas os funcionários tiveram que retornar para a linha e a assembleia terá sua oficialização também nesta quinta.

O prefeito de Botucatu Mário Pardini havia dito nesta semana durante entrevista na Rádio Municipalista que a administração estava preparada para intervir em caso de necessidade.

Segundo consta a greve deve manter ao menos 30% da frota circulando, de acordo coma lei.

 

ENTENDA O ASSUNTO

O site Agência14News apurou que o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de São Manuel e região emitiu um comunicado aos funcionários da Reta Rápido (que usa nos ônibus nome de São Dimas) e Stadtbus Transportes informando que devido a não formalização do acordo coletivo (2017-2018) e a indefinição da continuidade da prestação de serviço no transporte coletivo de Botucatu, que não assinem qualquer documento referente à rescisão do contrato de trabalho ou aviso prévio, pois segundo o sindicato, a situação encontra-se totalmente indefinida e ainda alega que “se assinarem tais documentos, poderá ocorrer prejuízos aos colaboradores”.

No documento ainda diz: “informamos ainda que o sindicato vem tomando providências com relação ao reajuste salarial e os demais direitos trabalhistas e inclusive foram solicitadas providências cabíveis junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, visando assegurar os direitos de toda a categoria. Qualquer dúvida estamos à disposição”, cita a carta do sindicato endereçada aos trabalhadores.

O dissídio da categoria venceu em maio e segundo fontes do Agência14News circula a informação que o sindicato quer o aumento para os funcionários e garantia de emprego por 2 anos para os atuais trabalhadores, independente de outra empresa que venha assumir o serviço em nova licitação, e até poderá tentar algum movimento de paralisação caso as demandas não sejam atendidas.

Na semana passada a Prefeitura não sabia dessa movimentação. “Esse é o custo da decisão que estamos tomando para tentar melhorar o transporte público em nossa cidade”, destacou o prefeito Mário Pardini na oportunidade.

Neste ano a rescisão do contrato com as empresas foi mantida após decisão do governo passado e a nova licitação que escolheria nova empresa neste mês foi travada na justiça até segunda ordem a pedido de empresas que participam da disputa.

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(do Agência14News)

 

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes