A Guarda Civil Municipal de Botucatu iniciou nesta sexta-feira, 10, o projeto Sentinela. O efetivo da Guarda visitará os imóveis de todos os casos confirmados de Covid-19 em Botucatu, que se recuperam da doença em domicílio. O objetivo da ação é que os pacientes cumpram fielmente o período de quarentena e não se transformem em vetores da doença.
O Sentinela é o terceiro passo do trabalho de acompanhamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde. Inicialmente, a Central Coronavírus realizava esse acompanhamento via telefone. Na última semana, o trabalho recebeu o reforço de fiscais de conduta da Prefeitura que, de forma aleatória, visitavam esses imóveis para checar a presença dos pacientes.
“O cumprimento rigoroso da quarentena para as pessoas que testaram positivo e contactantes, mesmo que assintomáticos, é fundamental para conter a propagação da doença e manter a flexibilização das atividades econômicas de nosso município. A partir de agora, a Guarda realizará esse monitoramento em horários alternados, sempre de forma cidadã, verificando a saúde delas, mas também conscientizando para a necessidade de permanecerem em isolamento”, afirma o Prefeito Mário Pardini.
Caso as equipes constatem descumprimento da quarentena por parte dos pacientes, a GCM elaborará boletim de ocorrência e encaminhará para a Polícia Civil, que investigará eventual crime contra a saúde pública.