A Secretaria Municipal de Educação de Botucatu promoveu no período de 24 de abril a 26 de junho de 2019, a Formação de professores e educadores dos Centros de Educação Infantis Conveniados, que traz como tema “encantos e desafios na educação de crianças de zero a três anos”.
O curso direcionado a Atendentes de Creche e Professores do Maternal, foi dividido em seis módulos com carga horária total de 20 horas, com a realização de diversas atividades como palestras, trabalho em equipe, dinâmicas, discussões e oficinas.
O encerramento da formação aconteceu nesta quarta-feira, 26, no Salão Azul da Secretaria Municipal de Educação com a realização de uma oficina com a psicóloga Marielza Fernandes De Bona e teve como tema “Brincadedos: brincar + narrativas infantis usando o próprio corpo”.
De acordo com Marielza, o brincar está na base da inteligência simbólica e criativa do indivíduo. Uma das bases do brincar, senão sua própria origem está no corpo da criança e também nas diversas formas de narrativas apresentadas a elas. Ao ouvir uma dessas narrativas a criança exercita sua capacidade criativa, tornando-se autora e protagonista de um mundo simbólico fundamental para seu desenvolvimento psicoemocional. Sendo assim, a criança experimenta que seu próprio pensamento e sua imaginação podem mudar o mundo por meio de sua capacidade comunicativa.
Portanto, entre outros conhecimentos, os educadores da primeira infância necessitam vasto repertório de canções, brincadeiras cantadas, narrativas infantis de diversas qualidades, rimas, trava línguas, etc. Quando estes educadores compreenderem que essas práticas não são apenas formas pueris de entretenimento, a Educação Infantil ganhará nova dimensão, finalizou Marielza.
“O objetivo desta formação de Professores e Educadores de 0 a 3 anos, é a necessidade de articular a aprendizagem da criança à construção do conhecimento profissional, qualificando o trabalho dos professores e educadores para transformar a realidade na qual está inserido”, concluiu a Prof.ª Janaina Marqueti de Brito do Núcleo de Projetos e responsável pela formação o Projeto Formação de Professores e Educadores.
(com assessoria)