Moradores de Botucatu entraram em contato com o 14News para reclamar de fios que estão pendurados em ruas do Bairro Boa Vista desde o dia 2 de março após troca de postes.
Eles relatam que procuraram a concessionária de energia indicou que os consumidores deveriam entrar em contato com as prestadoras de telefone e internet, pois os fios soltos não são de sua competência.
A CPFL tem respondido à imprensa que avisa as empresas para ajustarem os seus fios após a troca de postes.
Moradores enviaram fotos de fiação que ficou espalhada pelas ruas, amarrada em postes ou soltas perto da rede.
O 14News direcionou a demanda à Zeladoria que tem encaminhado essas situações para o setor de autuação com base em lei municipal.
Ruas:
Vicente Bertocchi – 348.
Vicente Bertocchi – 378. (Local da troca de postes).
Rafael Sampaio – 690.
Rafael Sampaio – 352.
Rafael Sampaio – 288.
NOTA DA CPFL
A CPFL Paulista esclarece que, conforme normas técnicas e regulamentares estabelecidas pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), a cessão de espaço nos postes para compartilhamento com as operadoras de telecomunicação é uma obrigação das distribuidoras, sendo que a responsabilidade pela manutenção de toda a infraestrutura de telecomunicação, incluindo cabos, é exclusiva da empresa de telecomunicação ocupante, que deve manter os cabos dentro dos padrões.
Cabe de outro lado à distribuidora o dever de zelar para que as ocupantes cumpram os requisitos técnicos para o compartilhamento, estabelecendo à Distribuidora a necessidade de notificar os compartilhantes que, por algum motivo, não estejam aderentes às normas técnicas e de segurança. Apenas no ano de 2021, a CPFL Paulista realizou mais de 15 mil inspeções e 23 mil notificações a operadoras de telefonia, banda larga e TV a Cabo.
A CPFL ressalta que enviará uma equipe para verificar os locais citados na matéria e cortará os cabos que apresentarem risco. Vale ressaltar que a população não deve se aproximar dos cabos soltos de energia ou telecomunicação. Caso se depare com fiação caída ou baixa, isole o local e acione o serviço emergencial da companhia pelo telefone 0800 010 1010 (ligação gratuita).