Ação de pichadores em Botucatu tem deixado muito prejuízo em imóveis residenciais e comerciais principalmente no centro da cidade.
Nem mesmo as igrejas e tem ficado fora da lista dos criminosos que deixam suas marcas por onde passam.
Um ponto central de Botucatu é a paróquia de São Benedito onde toda a parede foi tomada por descrições de pichadores.
Esse mesmo local foi alvo de várias reportagens mostrando o problema já que em uma cidade turística esse tipo de situação deveria estar sendo enfrentada com maior veemência.
De acordo com o padre Ademar Domingos Roma, que é responsável pela paróquia de São Benedito, a pintura foi feita após a colaboração de alguns paroquianos que doaram as tintas e a igreja entrou com a mão de obra. Ele entende que o próximo passo é a revitalização da praça para que o local ganhe outro aspecto e possa ser melhor cuidado. Isso vai depender de novas conversas com poder público.
A polícia tem atuado para conseguir chegar aos pichadores. No Santuário Nossa Senhora de Lourdes duas pessoas tiveram que consertar a sujeira que fizeram repintando o muro. Elas respondem ao caso na justiça.
Recentemente a Guarda Civil Municipal também flagrou através de suas câmeras pessoas que estavam pichando um muro na Praça Emílio Peduti.
Quem tiver imagens e denúncias pode encaminhar para as forças de segurança de Botucatu para que os pichadores sejam identificados e façam a limpeza necessária.