Fibromialgia, a doença que fez a cantora Lady Gaga cancelar sua apresentação no Rock in Rio, ainda é desconhecida, mas atinge 5,1 milhões de pessoas no Brasil , acometendo principalmente o sexo feminino entre 30 e 55 anos.
O que é Fibromialgia?
É uma síndrome dolorosa crônica, não inflamatória, de etiologia desconhecida, que se manifesta no sistema músculo-esquelético. É uma doença reumatológica caracterizada por dor muscular generalizada sendo difícil diagnosticá-la, pois não existem exames ou análises que permitam a confirmação do diagnóstico. Uma característica da pessoa com Fibromialgia é a grande sensibilidade ao toque e à compressão de pontos no corpo.
Os pacientes são freqüentemente classificados como: neuróticos e hipocondríacos, derivado do fato das queixas não serem observáveis.
O tratamento dá ênfase em minimizar os sintomas, com objetivo de aliviar a dor, melhorar a qualidade do sono, restabelecer o equilíbrio emocional, melhorar o condicionamento físico e a fadiga e melhorar a saúde geral através de exercícios aeróbicos sem carga, sem grandes impactos para o aparelho osteoarticular, sendo essencial no tratamento.
O Tratamento Fisioterápico inclui:
Dor localizada: LASER, TENS, massoterapia.
Fadiga: Programas de condicionamento físico, bicicleta ergométrica, treinamento cardio vascular, exercícios de flexibilidades, exercícios aeróbicos e caminhadas.
Para dores do músculo-esquelética crônicas e difusas, cefaléia crônica, rigidez matinal e parestesias: exercícios globais e exercícios de alongamento.
Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news