16 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Festival Botucanto 2017 acontece de quinta (23) a sábado (25)

A edição 2017 do Festival Botucanto acontece de 23 a 25 de novembro, no Espaço Cultural Antonio Gabriel Marão, a partir das 20h, com entrada franca e uma programação extremamente diversa para três dias de shows. O evento é realizado através da Prefeitura de Botucatu e Secretaria Municipal de Cultura, da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) e do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria da Cultura de SP.

Além das 20 canções de diversas regiões do país que disputarão o Cantos da Cuesta, esta edição do evento terá uma mostra musical de alto nível, com doze pocket shows (apresentações de meia hora de duração) distribuídos em três noites de muita música, cultura e encontro. 
 
Neste ano o Festival Botucanto acolhe pela segunda vez o Café das Cinco, iniciativa independente que promove mensalmente Encontros de Compositores em Botucatu, desde 2015. A partir das 15h, em todos os dias do evento, O Café terá seu espaço no Cine Janelas, no próprio Espaço Cultural, com bate-papos, mostra e apresentação de artistas e compositores, além de café e quitutes.

Assim como as canções concorrentes do festival, os espetáculos que serão apresentados na mostra foram selecionados a partir de um edital. Neste ano, o Botucanto recebeu inscrições de cerca de trezentas canções e quase duzentos projetos de pocket shows.

Confira os shows do Botucanto 2017.
 
QUINTA-FEIRA – 23/11
– Tributo a Cláudio Fazzio – vários artistas de Botucatu e região se reúnem no palco do Botucanto para celebrar a música e a memória de um dos criadores do evento, falecido há 10 anos. 

– Carlinhos Vergueiro, Douglas Germano e Trio Gato com Fome – três gerações do samba paulista mostram sua arte num encontro inédito. Vergueiro é parceiro de Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Paulinho da Viola e Adoniran Barbosa e tem canções gravadas por Beth Carvalho e Clementina de Jesus. Germano já teve suas músicas gravadas por Elza Soares, Criolo e Fundo de Quintal e vem sendo considerado um dos melhores compositores brasileiros da atualidade. Com muito talento e irreverência o Trio Gato com Fome é um dos destaques do samba da Paulicéia. Em 2015, lançaram “Em Busca dos Sambas de Raul Torres”, revisitando a obra do lendário compositor botucatuense, que rendeu ao conjunto indicação ao Prêmio da Música Brasileira, na categoria “melhor grupo de samba”.
 
– São Yantó – nova identidade musical do cantor, compositor, bailarino e performer mineiro Lineker Oliveira. O artista já concebeu e apresentou inúmeros trabalhos como cantor, e lançou os álbuns “eLe”(2012), “Verão” (2016), LINEKER (2016) e “São Yantó” (2017). 
 
– Varal Royal – banda formada em Avaré-SP no ano de 2009 que mescla o rock alternativo e o eletrônico. Lançou seu primeiro álbum em 2015. Já se apresentou em festivais importantes como Sp Music Festival (São Paulo – SP), Fampop (Avaré-SP),Botucanto (Botucatu-SP), Fejacan (Jacarezinho – PR), Manifesta (Brasília – DF), entre outros. Em 2017 conquistou o prêmio de melhor música avareense na 35ª Fampop.
 
SEXTA-FEIRA – 24/11
– Alexia Evellyn – cantora de muitos recursos e bacharel em Canto Popular, a jovem artista apresenta o surpreendente show Totem, que promove a pesquisa entre as relações entre a a mulher, a música tradicional e a espiritualidade.

– Míriam Maria – cantora com mais de vinte anos na estrada, lançou em 2.000 seu primeiro álbum solo “Rosa Fervida em Mel”, muito bem recebido pelo público e pela crítica. Em 2009, em parceria com Sergio Molina, lançou “Sem Pensar Nem Pensar”, disco com letras inéditas de Itamar Assumpção. Míriam cantou em discos e shows com artistas tão diversos quanto Zeca Baleiro, André Abujamra, Lokua Kanza, Mestre Ambrósio, entre outros. Foi integrante das Orquídeas do Brasil, banda feminina que acompanhou Itamar Assumpção e com a qual segue fazendo shows levando adiante a obra do mestre. Em 2016 lançou “Rama”, seu segundo disco solo, com composições de Chico César, Zeca Baleiro, Maurício Pereira e Paulo Leminski, entre outros.

– Mauricio Pereira – tem 6 discos solo e suas composições tem sido gravadas por artistas como Metá Metá e Maria Gadu, entre outros. Nos anos 80 criou a banda Os Mulheres Negras com André Abujamra. Tem parcerias com artistas como o violeiro Paulo Freire, o compositor Wandi Doratiotto e o grupo O Terno. Em sua apresentação, será acompanhado pelo guitarrista Tonho Penhasco, com anos de estrada ao lado de artistas como Arrigo Barnabé e Itamar Assumpção.

– Dael Vasques e Piteco – dois jovens talentos da cena musical botucatuense, ambos já vencedores do Cantos da Cuesta, apresentam sua arte inquieta e incisiva, acompanhados da banda Os Mininu, no encerramento da segunda noite do evento.
 
SÁBADO – 25/11
– Marcelo Pretto e Swami Jr. – ritmo, harmonia, melodia e palavras compõem essa parceria entre voz e violão de 7 cordas, com técnica primorosa e refinamento harmônico. Violonista, produtor, compositor e arranjador, Swami Jr. já atuou ao lado de grandes nomes da música popular brasileira, como Maria Bethânia, Chico César, Zizi Possi, Zeca Baleiro, Elza Soares e Vanessa da Mata. Há onze anos faz a direção musical do trabalho da estrela cubana Omara Portuondo. Marcelo Pretto, por sua vez, é cantor autodidata com longa atuação nos grupos A Barca e Barbatuques, com os quais gravou discos e participou de espetáculos no Brasil e no exterior. Foi finalista do Prêmio Visa (2002) e tem um DVD solo lançado pela coleção Toca Brasil, do Itaú Cultural. Intérprete afeito a improvisações, Marcelo incrementa seu canto com baixo vocal, respiração, percussão de bochecha e berimbau de boca. A dupla lançou em 2014 o elogiado CD “A Carne das Canções”.

– Bruno Batista – cantor e compositor maranhense radicado em São Paulo. Já possui 4 álbuns lançados “Bruno Batista” (2004), “Eu não sei sofrer em inglês”(2011), “Lá”(2013) e “Bagaça” (2016) pelos quais recebeu diversos prêmios. Seus discos têm participações de artistas como Tulipa Ruiz, Zeca Baleiro e Marcelo Jeneci. Também participou de vários festivais tendo sido vencedor da tradicional Fampop de Avaré por duas vezes.
 
– Demetrius Lulo – Compositor, cantor e violonista, apresentou-se em vários e importantes palcos do Brasil e realizou seis turnês na Europa, mostrando seu trabalho solo em cidades como Paris, Lyon, Marselha, Barcelona e Porto. Em 2011, lançou, também em turnê pela Europa, o CD Café da Tarde, em parceria com a cantora e atriz Paula Mirhan, da Filarmônica de Pasárgada. No mesmo ano, venceu o Festival Botucanto com a canção “O nome, a pessoa”. Em 2017, lançou seu primeiro disco solo, “Móbile de Estrelas”, com produção de Tó Brandileone, do grupo 5 a Seco. 
 
– Blubell – um dos nomes mais relevantes da música contemporânea brasileira vem ao Botucanto mostrar seu talento de intérprete refinada e compositora de canções que mais parecem crônicas saídas da vida coditiana, misturando amor com humor e pop com jazz. Foi uma das três cantoras indicadas a “melhor cantora pop” do 25º Prêmio da Música Brasileira, ao lado das grandes Gal Costa e Ná Ozzetti.
 
QUINTA-FEIRA – 23/11

15h – Bate-papo: São Yantó (Lineker) “Condução de Carreira Artística”

17h – Palco Aberto

SEXTA-FEIRA – 24/11
14h – Exibição do Documentário “Beleléu cá entre nós – Itamar Assumpção antes do Nego Dito” e conversa com o diretor Fabio Giorgio

15h – Bate-papo: Mauricio Pereira “Processos Criativos da Canção”

17h – Palco Aberto

SÁBADO – 25/11
14h – Palestra: Encontro com a música brasileira: da formação da música popular brasileira à moderna MPB (1870-1970), com Thiago Righi

15h – Bate-papo: Blubell “Ser Compositora”

17h – Palco Aberto

SERVIÇO
FESTIVAL BOTUCANTO 2017
Dias 23, 24 e 25 de novembro
sempre a partir das 20h
Espaço Cultural Antonio Gabriel Marão 
Avenida Dom Lúcio, 755 – Centro
ENTRADA FRANCA
 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes