19 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Especialista norte-americano fala sobre distúrbios do sono em Botucatu

O professor norte-americano de Neurociências e Anatomia, Prof. Russel Reiter, estará no Instituto de Biociências da Unesp Botucatu nos dias 13 e 14 de novembro. Ele é uma das principais referências mundiais em pesquisa com melatonina, hormônio secretado naturalmente pela glândula pineal, localizada na parte posterior do cérebro – região do epitálamo, e na qual uma de suas funções básicas é a indução ao sono. Além disso, a melatonina têm propriedades celulares importantes atuando como um poderoso agente antioxidante, anti-inflamatório e antitumoral.   

No dia 13, Reiter participará de discussões científicas envolvendo os aspectos básicos e aplicados da melatonina. O encontro, que acontece durante parte da disciplina de tópicos especiais em Melatonina, será voltado aos alunos de pós-graduação da Unesp. Já no dia 14, o pesquisador conduzirá a palestra “Melatonina: significado funcional para a fisiologia celular ideal”. Ela está agendada para às 15 horas, no Espaço IB Eventos, e é aberta a todos interessados no assunto. 

Relógio biológico

Segundo o Prof. Luiz Gustavo Chuffa, do Departamento de Anatomia do IBB, e que mantém parceria em pesquisas com Russel Reiter, trata-se de uma oportunidade para conhecer e discutir sobre todos os mecanismos que envolvem a produção de melatonina na célula animal e vegetal. A substância, inclusive, já foi sintetizada pela indústria farmacêutica e é comercializada nos Estados Unidos e alguns países da Europa. 

O docente explica ainda que, por mais que a melatonina seja bem tolerada pelo organismo, é preciso recomendação médica para atestar se há realmente a necessidade de suplementação e a quantidade a ser ingerida por noite. Por se tratar de um agente produzido endogenamente pelo organismo, este neuro-hormônio não é patenteável.

“Trata-se de uma temática atual e permanente uma vez que vivemos numa rotina visceral do mundo moderno, e que exige do ser humano um esforço em ficar acordado muitas vezes diante da luminosidade (nossos ancestrais tinham o relógio biológico bem ajustado com o dia e a noite, porém, atualmente, estamos perdendo o contato com a luz solar do dia e ficando mais exposto à luz branca/ LED, durante a noite). Já perdemos há bastante tempo o primeiro pico noturno da produção do hormônio protetor de todas as células – a melatonina”, argumenta.

“Mudanças de hábito e mesmo a imposição de rotina de trabalho como, por exemplo, a troca de turnos, já mostraram alterações na produção de melatonina associado à severas comorbidades. As responsabilidades no trabalho, estudos, ou mesmo os afazeres envolvendo a casa e a família, aliado à dependência de certas tecnologias, como o uso de celulares e televisores exigem demais do nosso cérebro, que nunca desliga e deixa de produzir quantidade desejáveis de melatonina noturna. Em face a este e outros prejuízos, está cada vez mais comum depararmos com pessoas com distúrbios do sono, síndromes metabólicas, síndrome alimentar noturna, distúrbios neurocomportamentais, entre outros ”, complementa Chuffa.

Sobre Russel Reiter

O Prof Russel Reiter é formado em Biologia e especialista nos aspectos protetores da melatonina relacionado ao estresse oxidativo nas diferentes doenças e no envelhecimento. Iniciou seus trabalhos pouco tempo depois da caracterização da molécula da melatonina em 1958, pelo dermatologista norte-americano Aaron Lerner. 

Foi fundador do Journal of Pineal Research, maior periódico científico no assunto, com mais de 1.600 artigos publicados. Também é autor do livro Melatonin: Your Body's Natural Wonder Drug (Melatonina: a droga maravilhosa que o seu corpo produz, na tradução literal), lançado nos Estados Unidos em 1995. Hoje, com mais de 70 anos, é professor na Universidade de Ciências da Saúde em San Antonio, Texas (EUA).

(com assessoria)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes