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Especialista indica como se destacar no varejo e enfrentar a concorrência

No setor varejista, há uma busca constante por diferenciais que alavanquem as vendas e tornem um estabelecimento mais competitivo. A Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV), realizada mensalmente pela FecomercioSP, apontou desaceleração nas vendas no acumulado dos últimos 12 meses: de 5,2%, em fevereiro, para 4,7%, em março. Para reverter a situação, é indicado que os lojistas usem estratégias que atraiam clientes e gerem valor.

Entre elas, aparecem ações como personalização do ambiente, exposição correta dos produtos, treinamento da equipe, prospecção de novos clientes e uso dos recursos digitais. Para Fabíola Azeituno, docente da área de gestão e negócios do Senac Jaú, se bem trabalhadas, essas ferramentas fortalecem o negócio e ajudam a fidelizar clientes.

“Antes de adotar medidas, é preciso entender que a geração de consumidores mudou. Ao lidar com um público cada vez mais informado, exigente e que busca uma experiência de consumo, é importante usar a criatividade para personalizar o estabelecimento e torná-lo atrativo, acolhedor e singular”, explica.

 Uma estratégia eficiente é o merchandising, que pode ser aplicado, por exemplo, no ponto de venda, expondo produtos na vitrine, na altura dos olhos dos clientes. “Como o consumidor toma decisões emocionais na hora da compra, o produto que estiver mais a mão, na altura dos olhos e de forma atrativa poderá se tornar a sua preferência”, diz Fabíola.

Outra dica pontuada pela docente é com relação aos lojistas que possuem e-commerce e loja tradicional. O ideal é priorizar a conclusão da venda no espaço físico, onde o relacionamento entre vendedor e cliente pode ser fortalecido. “Isso só será possível se as equipes passarem por formação e reciclagens contínuas para alcançarem excelência no atendimento. Investir no capital humano é uma das maiores vantagens competitivas que uma empresa pode ter.”

Tão importante quanto o atendimento é buscar constantemente novos clientes e estabelecer um público-alvo. “Também é imprescindível explorar os recursos digitais, redes sociais, sites ou aplicativos de mensagens para entender o que os consumidores gostam e, assim, oferecer o que buscam.”

*Fonte: https://www.fecomercio.com.br/noticia/empresario-deve-manter-gastos-na-ponta-do-lapis-e-continuar-com-promocoes-para-atrair-cliente

Serviço
Senac Jaú
Endereço: Rua São Sebastião, 145 – Chácara Braz Miraglia – Jaú/SP
Informações: www.sp.senac.br/jau

(com assessoria)

Redação 14 News

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