Na sexta-feira, 23, a Vigilância Ambiental em Saúde, com o apoio do Grupo de Proteção Ambiental da Guarda Civil Municipal, realizou uma busca ativa noturna de escorpiões em vilarejo rural de Botucatu-SP.
A busca ativa foi precedida de visitas dos agentes de combate as endemias que realizaram todas as orientações, aos moradores, de manejo ambiental e cuidados para evitar acidentes escorpiônicos.
Essa ação noturna de escorpiões consiste em fazer uma vistoria minuciosa em pontos estratégicos de maior relevância para a espécie Tityus serrulatus (escorpião amarelo) com o auxílio de lanterna de luz negra (ultravioleta). Quando são iluminados pelos raios ultravioletas de uma luz negra, os escorpiões adquirem uma cor azul brilhante. Isso acontece porque os raios que atingem os escorpiões são convertidos pelas proteínas de seus exoesqueletos em luz.
Pesquisadores indicam que isso pode ser um mecanismo de defesa desses aracnídeos medirem a quantidade de luar que brilha sobre eles. Ao longo destas atividades os funcionários têm observado que os escorpiões se expõem menos em noites de lua crescente e cheia.
(com assessoria)