A Defesa Civil informou que emitiu aviso de fios soltos ou baixos na Avenida Raphael Laurindo, no Jardim Paraíso, em Botucatu.
O caso foi mostrado pelo 14News em reportagem realizada no mesmo trecho.
A Prefeitura havia já alertado as empresas no dia 25 de agosto com prazo de 15 dias para a solução para evitar a multa, ou seja, dia 9 de setembro deveria ter sido resolvido, mas isso não ocorreu.
A autuação é direcionada para a CPFL bem como às empresas com os fios soltos, seja de telefonia ou internet.
São no total 5 pontos da mesma avenida nos números 210, 309, 331, 1000 e 1021 em relação a fiação solta e cabos muito baixos.
Após o prazo de 15 dias, há autuação de 1 mil por notificação e R$ 2 mil por dia por multa (pelo não reparo feito).
Recentemente houve também houve apontamento de vários problemas pela cidade em reportagens do 14News, como luz acesa durante o dia e outras apagadas à noite.
RESPOSTA DA CPFL
A CPFL Paulista esclarece que, conforme normas técnicas e regulamentares estabelecidas pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), a cessão de espaço nos postes para compartilhamento com as operadoras de telecomunicação é uma obrigação das distribuidoras, sendo que a responsabilidade pela manutenção de toda a infraestrutura de telecomunicação, incluindo cabos, é exclusiva da empresa de telecomunicação ocupante, que deve manter os cabos dentro dos padrões.
Cabe, de outro lado, à distribuidora, o dever de zelar para que as ocupantes cumpram os requisitos técnicos para o compartilhamento, estabelecendo à Distribuidora a necessidade de notificar os compartilhantes que, por algum motivo, não estejam aderentes às normas técnicas e de segurança. Apenas no ano de 2021, a CPFL Paulista realizou mais de 15 mil inspeções e 23 mil notificações a operadoras de telefonia, banda larga e TV a Cabo.
A CPFL Paulista orienta ainda que sempre que for identificado algum cabo rompido ou caído no chão, para que entre em contato com o serviço emergencial, pelo telefone 0800 010 1010 (ligação gratuita). Quando a concessionária toma ciência de irregularidades na rede de telecomunicações, que trazem risco a população e a rede elétrica a CPFL, faz a correção em caráter emergencial.
Com relação ao caso específico de Botucatu, a CPFL Paulista informa que enviará, de forma emergencial, uma equipe para remover os cabos soltos e notificará as empresas responsáveis pelos cabeamentos.
Importante destacar que os cabos de energia elétrica, estes de responsabilidade da CPFL Paulista, respeitam a NBR 15214/2005, ficando instalados acima do cabeamento de telecomunicação e jamais enrolados ou pendurados nos postes.
(Reportagem do 14News).