Ressaltar a importância dos avós no seio da família e na comunidade, procurando trabalhar valores como respeito ao idoso e seus direitos na sociedade, bem como os deveres da população com eles. Estes são alguns dos objetivos do projeto piloto “Vovô e Vovó de volta à escola”, lançado nesta semana pela Secretaria Municipal de Educação.de Botucatu.
Com o apoio da Secretaria de Assistência Social, o projeto será iniciado por um grupo piloto composto por cinco Centros de Educação Infantil (Horeste Spadotto, Itamarati, Três Irmãs, Santo Calori e Ruy Amado Piozzi). A intenção é que o projeto seja para todas as outras creches da Cidade.
O projeto visa também conscientizar as crianças sobre o respeito que deve ser dedicado aos avós pelos familiares. Os avós participantes trabalharão com situações reais do contexto social através de atividades.
“O objetivo maior desse projeto é aproximar gerações, despertar desde cedo nas nossas crianças o respeito pelos idosos e mostrar que eles têm algo de valioso para nos oferecer enquanto ser humano, que são as suas experiências, suas histórias e seus talentos. O objetivo é despertar tudo o que tem de melhor no processo de educar, que é o que acontece em nossas escolas”, concluiu Valdir Paixão, Secretário Municipal de Educação.
(com assessoria)