28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Durante 343 testes realizados nas casas, Botucatu registrou 2 casos positivos de Covid-19

No primeiro balanço parcial do levantamento epidemiológico da Covid-19 que a Prefeitura está realizando em Botucatu – desta vez não só em quem tem síndrome gripal, mas também em outra parte da população, buscando assim ter uma amostrarem cada vez mais abrangente do contágio – nesta quarta-feira (13), foram confirmados 2 casos positivos entre os 343 testes realizados na terça-feira (12).

A expectativa é que até o fim da semana a cidade tenha os 1,4 mil testes realizados e assim uma noção ainda maior da realidade da doença em Botucatu. Isso significa 1% de amostragem da população e os locais foram definidos por sorteio, como prevê a estratégia de saúde.

“Agradeço o acolhimento que a população tem dado as equipes da Secretaria Municipal de Saúde!”, disse o prefeito Mário Pardini.

COMO FUNCIONA

A investigação epidemiológica em Botucatu serve para identificação do percentual de moradores que apresentam anticorpo para a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Essa identificação, também conhecida como “imunidade de rebanho” pode mostrar, caso o percentual for baixo, que muitas pessoas ainda correm risco de se contaminarem com o coronavírus e por isso, seja necessário manter restrições quanto a circulação de pessoas em vias públicas, intensificar necessidade de utilização de máscaras, além de promover o distanciamento social. Se for alto, significa que uma grande quantidade de pessoas já possuem esta imunidade, dando a possibilidade do poder público municipal de estabelecer medidas de flexibilização.

“É um novo e importante passo de vanguarda em Botucatu contra o coronavírus. Essa é mais uma ação jamais vista em Municípios do Estado e que nos coloca a frente dessa luta contra a doença”, afirma o Prefeito Mário Pardini.

São 29 equipes da Secretaria Municipal de Saúde, compostas cada uma por 3 profissionais, que visitarão residências previamente sorteadas aleatoriamente, sendo que apenas um morador por residência será testado. As faixas etárias e sexo dos cidadãos que serão testados também já foram sorteados em cada setor.

“Esse tipo de teste sorológico nos ajudará a fazer este grande levantamento em nossa Cidade. Nossa expectativa é que até o fim da semana essas 1,4 mil coletas sejam realizadas e a partir do resultado delas, tenhamos uma noção ainda mais completa da incidência do coronavírus em Botucatu”, finaliza André Spadaro, Secretário Municipal de Saúde.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes