
No primeiro balanço parcial do levantamento epidemiológico da Covid-19 que a Prefeitura está realizando em Botucatu – desta vez não só em quem tem síndrome gripal, mas também em outra parte da população, buscando assim ter uma amostrarem cada vez mais abrangente do contágio – nesta quarta-feira (13), foram confirmados 2 casos positivos entre os 343 testes realizados na terça-feira (12).
A expectativa é que até o fim da semana a cidade tenha os 1,4 mil testes realizados e assim uma noção ainda maior da realidade da doença em Botucatu. Isso significa 1% de amostragem da população e os locais foram definidos por sorteio, como prevê a estratégia de saúde.
“Agradeço o acolhimento que a população tem dado as equipes da Secretaria Municipal de Saúde!”, disse o prefeito Mário Pardini.

COMO FUNCIONA
A investigação epidemiológica em Botucatu serve para identificação do percentual de moradores que apresentam anticorpo para a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
Essa identificação, também conhecida como “imunidade de rebanho” pode mostrar, caso o percentual for baixo, que muitas pessoas ainda correm risco de se contaminarem com o coronavírus e por isso, seja necessário manter restrições quanto a circulação de pessoas em vias públicas, intensificar necessidade de utilização de máscaras, além de promover o distanciamento social. Se for alto, significa que uma grande quantidade de pessoas já possuem esta imunidade, dando a possibilidade do poder público municipal de estabelecer medidas de flexibilização.
“É um novo e importante passo de vanguarda em Botucatu contra o coronavírus. Essa é mais uma ação jamais vista em Municípios do Estado e que nos coloca a frente dessa luta contra a doença”, afirma o Prefeito Mário Pardini.

São 29 equipes da Secretaria Municipal de Saúde, compostas cada uma por 3 profissionais, que visitarão residências previamente sorteadas aleatoriamente, sendo que apenas um morador por residência será testado. As faixas etárias e sexo dos cidadãos que serão testados também já foram sorteados em cada setor.
“Esse tipo de teste sorológico nos ajudará a fazer este grande levantamento em nossa Cidade. Nossa expectativa é que até o fim da semana essas 1,4 mil coletas sejam realizadas e a partir do resultado delas, tenhamos uma noção ainda mais completa da incidência do coronavírus em Botucatu”, finaliza André Spadaro, Secretário Municipal de Saúde.