Com as medidas de distanciamento por causa da pandemia de Covid-19, muitos estabelecimentos têm encontrado dificuldades para manter os clientes e até as portas abertas. Por isso, para auxiliar os microempresários, considerados os mais suscetíveis às intempéries, especialistas das unidades do Senac em Marília e Botucatu destacam dicas sobre como manter as vendas em tempos de coronavírus.
A primeira orientação é não deixar se abater diante das dificuldades. “Com criatividade, informação e persistência é possível reverter qualquer situação, avaliando alternativas de atendimento, novas experiências de compra, utilidade dos produtos e futuras perspectivas para o negócio. Tudo isso pode agregar valor”, indica Eliana Cristina Santana de Jesus, docente da área de gestão e negócios do Senac Marília.
Outra dica é para que o empresário busque constantemente informações sobre o mercado: tendências, novidades do setor e concorrência. Além disso, adotar ações que deram certo em outros estabelecimentos pode ser uma saída, desde que adaptadas para uma nova realidade. “Precisamos buscar ideias o tempo todo. A receita pronta já não traz mais o mesmo resultado. É preciso encontrar dentro do negócio o seu potencial de transformação e inovação”, afirma Jaqueline Crespo, docente da área de gestão e negócios do Senac Botucatu.
As especialistas separaram ainda três outras possibilidades que podem ajudar os empreendedores nesse período. Confira:
– Com as lojas trabalhando com equipe e capacidade de público reduzidos, é importante repensar como os clientes podem ter acesso aos produtos e serviços. Quanto mais o negócio for multicanal, maior será a possibilidade de o cliente entrar em contato assim que surgir uma necessidade de consumo;
– Os melhores canais variam de acordo com o negócio. Hoje, estar no Google Meu Negócio, ter um WhatsApp Business, atuar nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter), ter os produtos disponíveis em um marketplace, um app e usar os meios tradicionais (telefone e loja física) ofertando os serviços de drive-thru ou delivery só aumentam a proximidade da empresa com o público e, consequentemente, as possibilidades de vendas;
– A internet, além de ajudar no processo de vendas, pode ser utilizada para treinar a equipe para as transformações que estão acontecendo. Uma sugestão para os dias atuais é buscar apps que orientam e monitoram os cuidados com a higiene nos serviços de delivery.
Nesses casos, os serviços de entrega devem ter atenção, já que a demanda cresceu diante da realidade de que o cliente tem procurado ficar mais tempo em casa. Por isso, é importante pensar qual estratégia é a mais interessante para a empresa adotar: ter uma entrega própria ou terceirizar.
A primeira poderá ter um custo unitário mais elevado, mas a garantia da qualidade e prontidão para a realização do trabalho são maiores. Terceirizar pode gerar um custo unitário mais baixo, porém, a empresa terá que se adequar as regras e condutas da companhia contratada. “Seja qual for a escolha, o cliente precisa saber que está disponível e pronto para atendê-lo da melhor forma”, ressalta a docente do Senac Marília.
Serviço
Senac Marília
Local: R. Paraíba, 125 – Centro – Marília – SP
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/marilia
Senac Botucatu
Local: R. Dr. Rafael Sampaio, 85 – Boa Vista – Botucatu – SP
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/botucatu