Quem nunca pensou ser dono do próprio negócio? Pelo menos dois terços da população brasileira já. Mas apesar de parecer fácil ter uma ideia, nem sempre é simples tirá-la do papel. É neste contexto que entra o Desafio Empreenda, uma iniciativa do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NEI) do Parque Tecnológico Botucatu.
O programa não é uma competição, mas sim uma grande oportunidade para que as pessoas possam conhecer, se capacitar e até ingressar no universo do empreendedorismo. Poderão participar estudantes e professores universitários, estudantes de Ensino Médio e até mesmo cidadãos comuns, sejam eles empreendedores ou não. Em resumo, basta ter uma boa ideia de negócio e muita vontade de empreender de um jeito diferente.
As inscrições são gratuitas e acontecem de 1 a 23 de agosto, pelo site do Inova Paula Souza. Os interessados preencherão um questionário, que irá colher informações prévias sobre cada projeto de negócio. Um comitê avaliará pilares como: inovação, potencial, valor de mercado e viabilidade técnica. Os selecionados passarão à fase de capacitação.
Todo conteúdo será com base no programa da Escola de Inovadores Fatec Botucatu. As atividades práticas ocorrerão de setembro a novembro. Serão 40 horas (divididas em 10 módulos), sempre aos sábados, na Fatec. Os encontros contarão com palestras, oficinas e mentorias que abordarão temas e técnicas que estimulem a criação ou lapidação de novo negócio (produto ou serviço). Tudo de graça.
Cronograma – Desafio Empreenda 2019
Inscrições: 1 a 23 de agosto
Análise dos projetos: 2 a 6 de setembro
Divulgação dos selecionados: 9 de setembro
Capacitações:
1 – Apresentação da agência INOVA; Apresentação das metas da escola de inovadores;
Palestra âncora; Apresentação dos projetos selecionados (14 de setembro)
2 – Saber empreender com atitudes empreendedoras (21 de setembro)
3 – Design Thinking + Prototipagem / Produtos e Serviços (28 de setembro)
4 – Oficina de CANVAS (28 de setembro)
5 – Legalização e proteção empresarial (5 de outubro)
6 – Tecnologia aplicada aos negócios (19 de outubro)
7 – Fontes de financiamento para startups e a importância das relações institucionais (26 de outubro)
8 – Visão de finanças e mercados (9 de novembro)
9 – Marketing em Startup + Pitch + Clínica de negócios (23 de novembro)
10 – Balcão de mentorias (29 de novembro)
(com assessoria)