A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, representada pelo Diretor da Divisão de Planejamento, Legislação e Ensino, Maj PM Rudyard Panzarini Paiva, que esteve presente no treinamento de combate a incêndio em coberturas vegetais com emprego de aeronaves, realizado no Aeroporto de Botucatu, informou que hoje o uso desse recurso aéreo vai otimizar o uso de recursos humanos na região. O treinamento ocorreu há 10 dias na cidade.
“A fim de otimizar as ações dos órgãos envolvidos na Operação Corta Fogo no período de estiagem (junho a outubro), a Defesa Civil Estadual, em conjunto com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, contratou por meio de licitação empresas especializadas no combate aéreo de incêndios em coberturas vegetais, abrangendo as regiões de Ribeirão Preto, Bauru, Araçatuba, Campinas, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Sorocaba, Piracicaba e Jundiaí”, informou a Defesa Civil.
No ano de 2015, no período de 01 de junho a 31 de outubro, foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros em todo o Estado de São Paulo um total de 16.489 ocorrências de incêndios em coberturas vegetais, atingindo 23.575,80 hectares de vegetação.
Nesse contexto, o Corpo de Bombeiros e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil fizeram treinamento específico de combate a incêndios em coberturas vegetais com o emprego de aeronaves, que contou com instruções teóricas e práticas relacionadas à logística, medidas de segurança e procedimentos administrativos e operacionais.
As aulas teóricas aconteceram no 2º Subgrupamento de Bombeiros, na Avenida Professor José Pedretti Neto, 65, Vila Nogueira, Botucatu (ao lado da Sabesp).
Estiveram presentes: Maj PM Renato Marcel Carbonari Subcomandante do 12º Grupamento de Bombeiros; Cap PM Rodrigo Tadeu de Araújo, Cap PM Vitor Puato de Almeida e Ten PM Gustavo Domingos Soares da Silva, instrutores do 9º Grupamento de Bombeiros; Cap PM Abílio Akamine Júnior, representando o Comando de Bombeiros do Interior, Oficias e Praças dos Grupamentos de Bombeiros do Interior.
(Com Defesa Civil Estadual)