O trânsito de Botucatu está mais seguro neste ano, segundo o INFOSIGA, base de dados do Governo do Estado que registra os acidentes com vítimas e óbitos nas cidades paulistas. As mortes no trânsito botucatuense reduziram em mais de 85% no primeiro semestre de 2017. Foram 4 mortes contra 28 registradas nos primeiros seis meses de 2016.
Os resultados positivos fazem parte das ações adotadas pelo Poder Público, em especial pela Secretaria Adjunta de Mobilidade Urbana, a partir da adesão ao Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, em fevereiro deste ano.
O Movimento é um programa do Governo Estadual que tem como objetivo reduzir pela metade o número de óbitos no trânsito até 2020. Em busca disso, o Governo irá repassar R$ 100 milhões aos mais de 50 municípios conveniados ao projeto, para que estes desenvolvam ações que previnam acidentes.
Na última sexta-feira (21), representantes do Movimento Paulista estiveram em Botucatu para realizar uma reunião de trabalho, apresentando mapas que apontam as regiões com mais acidentes e que devem receber melhorias na cidade.
“Os mapas apontaram que os cruzamentos do Centro são os que têm mais problemas e já começamos a melhorar isso. Todas as placas de sinalização de trânsito foram substituídas e a próxima etapa será refazer a sinalização de solo, reforçando faixas de pedestre e as de ‘PARE’. Acreditamos que assim tornaremos o trânsito mais seguro, especialmente no Centro de Botucatu”, destacou o Secretário Adjunto de Mobilidade Urbana, Rodrigo Fumis.
No início de agosto, a Secretaria de Mobilidade entregará o relatório de trabalho a ser executado no prazo de um ano e a partir da aprovação do documento, assinará um convênio de R$ 1,1 milhão para execução de obras e melhorias no trânsito.
O recurso será utilizado em três quesitos: reforço da pintura de solo nos principais cruzamentos da cidade, melhorias na Rodovia Alcides Soares, que liga a Região Leste ao distrito de Vitoriana, e continuação de campanhas de educação de trânsito.
Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news
(com Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Botucatu)