27 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

CSE promoverá estudo do território da Unidade Vila Ferroviária

O crescimento recente da ocupação do território em que está inserida, a implantação de novos conjuntos habitacionais, a ocorrência da pandemia de Covid-19 e a percepção do aumento de população com maior vulnerabilidade social levaram a Unidade Vila Ferroviária do Centro de Saúde Escola (CSE) a organizar um estudo de território em sua área de abrangência para reconhecimento de prioridades de ação voltadas à educação em saúde, geração de renda e combate às desigualdades sociais. 

cse-vila-ferroviaria-2.jpeg

A ação faz parte de um projeto de extensão coordenado pela Professora Titular Eliana Goldfarb Cyrino e que contará com a participação de professores, estudantes de graduação e de pós-graduação, servidores técnico-administrativos da UNESP, membros externos de unidades de saúde e representantes da comunidade, com o objetivo de levantar as principais necessidades de saúde da população.

O projeto também contribui para a promoção do processo formativo reflexivo para estudantes, professores e servidores técnico-administrativos da UNESP em parceria com a comunidade local, considerando a educação e trabalho interdisciplinar e interprofissional na Atenção primária em Saúde (APS), conhecendo e aplicando estratégicas de comunicação voltadas para a proteção e promoção em saúde. A proposta está articulada ao Programa Interação Universidade-Serviço-Comunidade (IUSC), aprovado para curricularização da extensão na UNESP. 

Profissionais da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Botucatu capacitaram toda a equipe que realizará o trabalho de campo. Nos dias 25 de novembro (sábado) e 03 de dezembro (domingo) serão realizadas visitas às residências da área de abrangência do CSE/UVF por duplas de estudantes, pós-graduandos, agentes comunitários de saúde, servidores do CSE e da SMS e lideranças comunitárias. 

Identificados por crachá, os visitadores explicarão os objetivos do projeto e convidarão a comunidade a responder as perguntas que compõem um questionário. A atividade será realizada das 8h30 às 13 horas. Os bairros a serem visitados são: Vila Paulista, Jardim Universitário, Jardim Ype, Jardim Planalto, Jardim Panorama, Vila Ferroviária, Jardim Dom Henrique, Jardim Shangri-la, Plaza Martin, Jardim Cambuí e Jardim Ouro Verde.

O levantamento de dados junto à população permitirá a análise da situação de saúde no território para qualificação de intervenções da UBS UVF voltadas à ampliação do acesso aos serviços da população vulnerável, incluindo aumento da cobertura vacinal e reestruturação da UBS frente a pandemia; reconhecimento do perfil de saúde/doença das famílias; avaliação das práticas de cuidado da equipe e a organização dos serviços.   

Para esclarecimento de dúvidas e mais informações sobre o projeto entrar em contato com a Enfermeira Ana Paula através do telefone (14) 99602-8252.  

Sobre o CSE

O Centro de Saúde Escola (CSE) é uma Unidade Auxiliar da FMB/UNESP que integra  Universidade, Serviços de Saúde e Comunidade para atenção à saúde no nível primário e se destina ao desenvolvimento do ensino, pesquisa, assistência e extensão à comunidade. Constituído por duas unidades – Vila Lavradores e Vila Ferroviária – mantém convênio com a Prefeitura de Botucatu, recebendo recursos financeiros do Sistema Único de Saúde (SUS).

O CSE é responsável por aproximadamente 30% da Atenção Básica do município de Botucatu, realizando diversas modalidades de ações e atividades voltadas a promoção e ao cuidado integral à saúde. Diariamente, além da realização de atendimento aos pacientes; docentes, preceptores e estudantes de graduação, residência médica e multiprofissional e pós-graduação da Unesp supervisionam ou realizam estágios no serviço executando práticas de ensino na atenção primária à saúde. 

As atividades pedagógicas desenvolvem-se tanto em ações do ensino regular na prática de ensino, da extensão e pesquisa da FMB como na realização de ações voltadas para a comunidade moradora da área de abrangência das duas unidades, nas ações para todo o município e para a região de Botucatu.

Redacao 14 News

Redacao 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes