19 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Corpo de Bombeiros de Botucatu recebe reforços

Temperaturas altas, umidade extremamente baixa e nenhuma chuva. Assim tem sido os dias de inverno em Botucatu e em toda a região. A combinação é perfeita para o surgimento de inúmeros focos de incêndio que atingem terrenos, lavouras e áreas de pastagem, causando problemas e colocando em risco a população.

O período de estiagem e o aumento das ocorrências de queimadas urbanas e rurais têm deixado o Corpo de Bombeiros em alerta. A dificuldade para aumentar o efetivo não impediu que a corporação encontrasse um meio para reforçar as equipes de combate a incêndios.

Com recursos do FUMABOM (Fundo Municipal de Manutenção dos Bombeiros) foram contratados quatro brigadistas municipais que formarão duas equipes para atuarem diariamente das 10 às 22 horas. Elas terão à disposição uma pick up cedida pela Secretaria do Meio Ambiente com um tanque com capacidade para 1.000 litros de água acoplado.

“Atendemos um total de onze municípios. Em períodos críticos temos recebido de 80 a 100 ligações por dia, sendo 80% delas de Botucatu. Muitas vezes combatemos incêndios de grandes proporções, que exigem horas de trabalho. Por conta disso os focos menores ficam desguarnecidos. Esse reforço dos brigadistas será importante”, atesta o capitão Edson Winckler Filho, comandante do 2º Subgrupamento de Bombeiros de Botucatu.

Os brigadistas contratados são bombeiros civis e atuarão pelo período de 4 meses, justamente na época em que o número de casos de incêndios em terreno e vegetação aumentam por conta do período seco. O investimento total será de R$ 88 mil, com recursos repassados pela Prefeitura. “São profissionais que já possuem conhecimento prévio e agora estão concluindo treinamento específico, que incluem as técnicas necessárias para combate a incêndio em cobertura vegetal”, informa Winckler.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes