20 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Comunidade indígena se apresenta para crianças de Projeto de Botucatu

Integrantes da Tribo Tupi Guarani, de Itaporanga (SP), estiveram em Botucatu nesta semana, para uma série de apresentações para crianças do Projeto Preservando o Futuro, que faz parte da Ação da Cidadania, e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Botucatu – APAE.

Representados pelo Cacique AWA-WYTÚ (Homem do Vento), os índios mostraram para as crianças o idioma indígena e sua cultura. “Ficamos muito felizes com esse convite, pois é uma forma de valorizar a nossa cultura. Somos todos irmãos perante Deus”, afirmou o Cacique.

Além de conversar sobre seus costumes e língua, os índios também dançaram, promoveram brincadeiras com os alunos e fizeram uma pequena demonstração com objetos de caça, como arco, flecha e zarabatana.

O evento fez parte das comemorações ao Dia do Índio, celebrado no dia 19 de abril, e teve como objetivo complementar as ações desenvolvidas dentro da sala de aula.

“Com a temática do índio, fizemos algumas atividades de conscientização, conhecemos algumas tribos e realizamos aulas de pintura e confecção de cocar. A visita foi um complemento do que foi mostrado durante das aulas”, disse a coordenadora do Projeto Preservando o Futuro, Talita Caroline Domingues Justino.

Os olhos concentrados dos pequenos revelavam o encanto por estar frente a frente com os povos originais do Brasil. Para Devillyn Cristina Oliveira da Silva, 8 anos, a vivência tornou real algo que ela, até então, só conhecia dos livros. “Eu estou muito feliz por conhecer os índios de perto. Gostei das brincadeiras e de ver de perto as roupas que eles usam”, finalizou a aluna.

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes