25 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Com grande demanda de pacientes, central de ambulâncias de Botucatu deverá passar por mudanças

O secretário Municipal da Saúde de Botucatu, André Spadaro disse nesta quarta-feira (07) que a central de ambulâncias terá investimentos frente à grande demanda que existe por atendimento atualmente.

De acordo com ele, o serviço tem entre 5 a 6 veículos, mas nem sempre todos estão à disposição por conta de quebras, por isso serão adquiridas novas ambulâncias para o atendimento aos pacientes que necessitam de deslocamento a consultas ou exames, mas que não têm como se locomover.

Spadaro também anunciou que após o aumento de 3 mil para 4 mil passes de ônibus para a área de saúde devido à dificuldade que muitos têm de conseguir ir a lugares como a Unesp ou demais centros de saúde, agora tenta chegar a 8 mil passagens.

Segundo dados, em um mês, a central de ambulâncias transportou 1.500 pacientes. 

Reclamação – O assunto foi tema de queixa de Silmara Aparecida Modesto, moradora de Botucatu, que procurou a Rádio Municipalista na manhã de quarta-feira. Ela disse que ligou na central de ambulâncias na noite anterior, pois um familiar que está em fase adiantada de câncer precisaria de uma consulta e atendimento por ter retirado uma sonda. Mas, segundo ela, a orientação da atendente foi de ligar novamente às 5h da manhã. Ela fez isso, mas a ambulância atrasou e não havia como chegar em tempo. E, após contato da reportagem com a administração municipal, a ambulância foi enviada e o paciente encaminhado.

Mais problemas – A acompanhante do paciente, a desempregada Silmara, disse ao site Agência14News que quando a ambulância chegou no Jardim Monte Mor, apesar dela ter avisado que se tratava de um acamado, a mesma não tinha maca e ele foi transportado em sua cadeira de rodas do próprio paciente.

Ela diz que na Unesp a equipe aceitou atender o paciente mesmo com atraso. O problema foi que não quiseram resolver na Unesp a sonda que saiu. Desta forma teve que procurar o posto de saúde e ainda fazer um raio-x no Sorocabano. O raio-x não deu certo e ela ainda teve que procurar novamente o serviço.

“Poderiam ter resolvido na Unesp, mas tive que ficar correndo atrás com ele que está com câncer avançado. Temos que cobrar para melhorar o serviço da saúde pois pagamos impostos. É nosso direito. Preferi nem chamar a ambulância à tarde e pedir para um parente que tirou carta recentemente e ainda está novo com a prática de direção para levá-lo e resolver a questão da sonda”, disse ela no final da tarde desta quarta-feira ao site Agência14News.

Como ocorre em alguns convênios mais tradicionais na cidade, a ambulância municipal tem apenas o motorista que é quem retira e leva o paciente até o imóvel. 

 

Hospital da Unesp fala sobre não colocação de sonda

A nota ao Agência14News: “O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) informa que o procedimento acordado com a Prefeitura Municipal para o atendimento de pacientes que necessitem de sonda nasal para alimentação (sonda nasoenteral), segue o seguinte fluxo:

– de segunda-feira, a partir das 7 horas da manhã até sexta-feira, às 16 horas, os pacientes devem ser direcionados para as unidades básicas de saúde (UBSs) para a passagem da sonda. Em seguida, é feito o encaminhamento do paciente ao Hospital do Bairro para que seja feito o raio-X e checagem da posição da sonda.
De sexta feira a partir das 16 horas até às 7 horas da manhã das segundas-feiras e em feriados, os pacientes que necessitarem de sondagem nasoenteral de urgência deverão se dirigir ao Pronto-Socorro Adulto (PSA), onde, além da passagem da sonda, será feito o exame de raio-x para checagem da posição da mesma.

Vale ressaltar que só devem procurar atendimento no PSA os pacientes que retiraram a sonda acidentalmente ou que notaram algum tipo de obstrução no equipamento. Problemas não considerados de urgência, como vencimento da sonda, devem ser resolvidos nas unidades básicas de saúde”, fim da nota oficial do HC da Unesp.

Fim do dia – Por volta das 18h40 a irmã do paciente em questão informou que conseguiu fazer os procedimentos de sonda e estava em casa.

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news
 
(do Agência14News)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes