O coletor de lixo de Botucatu que viralizou nas redes sociais depois de fazer uma brincadeira dançando no caminhão durante o trabalho teve reunião nesta quinta-feira (12) com o prefeito Mário Pardini e um representante do Grupo Corpus onde pediu-se que ele fosse recontratado.
O prefeito disse que fez o pedido e o gerente irá levar até a direção da empresa para avaliar a situação.
Tudo começou quando o coletor fez uma brincadeira e uma pessoa filmou de seu carro que estava atrás do caminhão. Essa imagem foi para as redes sociais com som de funk. Mas a empresa não gostou e resolveu demiti-lo.
A reportagem do 14News recebeu uma nota na quarta-feira, um dia antes dessa reunião, da empresa terceirizada que faz a coleta em Botucatu.
Nota da empresa
“O Grupo Corpus esclarece que o colaborador envolvido na filmagem não faz mais parte do quadro da empresa por descumprimento das instruções de trabalho. Ao não agir de acordo com as regras de segurança laboral, ele colocou em risco a sua integridade física e dos demais coletores. A imagem em questão ainda viola o Código de Integridade e Ética, recebido e assinado por todos os colaboradores logo após sua contratação, que no artigo 9 dispõe sobre comunicações em nome do Grupo Corpus. As imagens, feitas durante o expediente, simulam uma prática de crime e atividade ilegal da qual a empresa não compactua e rejeita veementemente”, informou a empresa ao 14News.
Sonho para trabalhar na coleta
Após a demissão, o 14News entrou em contato com o funcionário de 30 anos e familiares. Eles dizem que sempre foi seu sonho atuar na coleta, inclusive foi pedir várias vezes uma vaga até de tanta insistência que conseguiu, mas essa brincadeira acabou dessa forma. Ele chegou a ficar muito mal com esse desligamento. O familiar que conversou com a gente diz que o jovem pai de 5 filhos era muito feliz nessa atividade.
“Senti injustiça, pois eles já tinham me dado advertência. Me senti chateado por ser punido duas vezes”, comentou o trabalhador Vitor Henrique Celestino ao 14News.
Após a demissão muitas pessoas viram essa decisão da empresa como algo rígido em demiti-lo e que o jovem devesse ser recolocado na função.
Depois do caso ser veiculado no 14News, algumas pessoas passaram a oferecer trabalho ao rapaz demitido. O prefeito também estava verificando uma oportunidade.
O site acompanha o caso.