20 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Circuito Sesc de Artes passará por Botucatu neste final de semana

Na sexta-feira (06) Botucatu receberá a 10ª edição do Circuito Sesc de Artes, evento que circula por 120 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo, em municípios que não têm unidades da instituição em seu território.

Com atividades de artes visuais, circo, cinema, dança, música, teatro, literatura e tecnologias, o Circuito envolve 106 trabalhos artísticos com cerca de 400 artistas em mais de 1 mil ações, todas gratuitas e livres para todos os públicos.

O Circuito Sesc faz parte das comemorações dos 163 anos de Botucatu e as apresentações na Cidade terão como destaque o grupo sul-mato-grossense Circo Le Chapeau, apresentando o espetáculo circense Tradicional Pocket Show, onde o público é levado para o picadeiro e aos bastidores de um circo tradicional.

Com um olhar contemporâneo para uma manifestação cultural tradicional do Brasil, a Cia Oito Nova Dança apresenta o fandango caiçara, dos litorais sul de São Paulo e norte do Paraná. Para preservar essa tradição, a companhia reúne aspectos essenciais e originais com Fandango a Céu Aberto.

Integrando a programação do Gabinete de Curiosidades e Habilidades, o Circuito Sesc exibe uma seleção dos curtas-metragens de animação criados pelo estúdio Pixar, responsável por grandes sucessos do cinema e atualmente parte da Walt Disney Pictures.

Além de Botucatu, Avaré, Garça, Marília, Ourinhos e Palmital receberão shows, espetáculos de dança, circo e diversas intervenções artísticas livres para todos os públicos entre os dias 6 e 8 de abril.

Programação do Circuito Sesc de Artes em Botucatu:

Sexta-feira (06), das 16h às 21h30 – Praça Pedro Torres, s/n, Centro

Circo
Tradicional Pocket Show
Circo Le Chapeau (MS)

O público é levado para o picadeiro e aos bastidores de um circo tradicional, para presenciar a correria antes dos espetáculos, as trocas de figurinos, a preparação para a entrada em cena e a até mesmo a versatilidade dos artistas que fazem seu número e também vendem pipoca. Mesmo sem lona, o grupo sul-mato-grossense promove uma experiência parecida com a dos circos que viajavam pelo interior do Brasil.

Iniciação ao Malabarismo
Circo Le Chapeau (MS)

O grupo promove uma oficina de malabarismo, em que não há limite de idade ou habilidade para experimentar. Com as atividades, os participantes praticam exercícios de lateralidade e concentração, com algumas técnicas para desenvolver a manipulação, lançamento e recepção de objetos.

Dança
Fandango a Céu Aberto
Cia. Oito Nova Dança (SP)

O espetáculo oferece um olhar contemporâneo para uma manifestação cultural tradicional do Brasil: o fandango caiçara, do litoral sul de São Paulo e litoral norte do Paraná. Para preservar essa tradição, a companhia reúne aspectos essenciais do fandango original, como o bailado, o batido e a noção de mutirão e celebração coletiva, convidando o público para dançar em um grande baile aberto.

Música
Fanfarra Black Clube (RJ)

O coletivo carioca combina a animação dos blocos de rua com o balanço do funk, da black music e da música das discotecas. O repertório vai de clássicos nacionais e internacionais dos anos 1970, como Bee Gees, The Jackson 5 e Tim Maia, até hits mais atuais, como músicas de Pharrell e Daft Punk, além de músicas autorais, sempre com uma pegada dançante e carnavalesca.

DJ Barata (SP)

O baiano Lucas Barata é DJ, produtor cultural e pesquisador musical desde 2001. Seu repertório passeia pela música popular brasileira, com foco na produção dos anos 1960 e 70: o samba, a tropicália, a bossa nova, o latin jazz, o soul, o funk e o afrobeat. Mais do que uma seleção de músicas, suas discotecagens propõem uma paisagem sonora para contextos urbanos e brasileiros.

Literatura
Plante Poema
Projeto Matilha e Roça da Rua (SP)

Sentado em frente a um dispositivo de palavras-chaves, cada participante é convidado a fazer uma troca: escolher uma palavra para deixar e outra para levar, seja a partir dos termos à disposição ou de livre escolha, a partir das suas sensações no momento. Ao final, cada participante ganha uma muda, um ramo ou semente e uma indicação poética.

Programação do Gabinete de Curiosidades e Habilidades

Artes Visuais
Tricô de Braço e Tear Alternativo
Cris Bertolucci, Tainá Denardi e Sarah Lopes (SP)

As técnicas de tecimento livre são aquelas em que não é preciso nenhuma ferramenta para o entrelaçamento dos fios e a criação de tecidos. A confecção é feita com as mãos e dedos, construíndo inúmeros tipos de nós. Na oficina é explorado o tricô de braço para a criação da trama básica do tricô. Com a técnica é possível obter tecidos utilizados tanto na criação de vestuário como no design de interiores.

Literatura
Palavra + Imagem
Coletivo Rodas de Leitura (SP)

Com um acervo variado de livros ilustrados, mediadores convidam o público para leituras individuais e/ou compartilhadas.

Cinema
Curtas de Animação da Pixar

Exibição de uma seleção dos curtas-metragens de animação criados pelo estúdio Pixar, responsável por grandes sucessos do cinema e atualmente parte da Walt Disney Pictures.

Circuito Sesc de Artes na Internet

O site do Circuito Sesc de Artes será diariamente atualizado com produções exclusivas, registrando histórias curiosas, destaques da programação e personalidades de cada cidade envolvida na programação. Basta acessar sescsp.org.br/circuitosescdeartes e conferir estes conteúdos, incluindo toda a grade de programação.

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes