26 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Cemitérios de Botucatu estão prontos para visitas no Dia de Finados

A Secretaria de Obras de Botucatu está concluindo os últimos serviços de manutenção nos cemitérios da Cidade antes do feriado de Finados nesta quarta-feira (2 de novembro). Isso inclui pinturas, varrição, serviço de hidráulica/elétrica, e limpeza em geral. Somando os três cemitérios (Portal das Cruzes, Jardim e do distrito de Vitoriana), a expectativa é que cerca de 20 mil pessoas visitem o local que seu familiar ou amigo esteja sepultado.  

Vale lembrar que os portões do Cemitério Portal, que contabiliza mais de 62 mil sepultamentos,  ficam abertos das 6 às 18 horas. O Cemitério Jardim, com mais de 8 mil sepultamentos, funcionará das 7 às 18 horas. Já o Cemitério de Vitoriana, que contabiliza cerca de 1.500 pessoas sepultadas, recebe visitação das 7 às 17 horas.  

Os administradores dos cemitérios e a equipe da Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) recomendam que as pessoas optem por levar arranjos de flores artificiais (plástico) devido a sua durabilidade. Como não precisa ser regado com água, esse tipo de enfeite se torna mais eficiente no controle de proliferação das larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. 

Também é orientado aos visitantes a não levarem jardineiras ou objetos para serem deixados sobre os jazigos dos cemitérios. A Lei Municipal Complementar nº134, de 30 de novembro de 1995, estabelece que “sobre as sepulturas somente será permitida a colocação de plantas e ou flores naturais em arranjos acondicionados em vasos descartáveis, sendo estas retiradas, conjuntamente com os vasos, após o murchamento”. 

A Guarda Civil Municipal (GCM) também estará com equipe reforçada no Dia de Finados. A Unidade Móvel de Segurança ficará na frente do Portal das Cruzes. O Cemitério Jardim contará com apoio dos agentes do Grupo de Patrulhamento Especializado com Motos (Gepom), enquanto que em Vitoriana o suporte será dado pelo Grupo de Patrulhamento Ambiental (GPA). Mais informações pelo telefone 199. 

Sistema informatizado 
Desde 2011, a Prefeitura de Botucatu conta com um sistema informatizado de consulta dos cemitérios que permite a população encontrar informações como data e número de sepultamento, filiação, quadra, rua e número do jazigo onde determinada pessoa está sepultada. Mais informações pelo site www.botucatu.sp.gov.br/cemiterio.
 
Serviço
Cemitério Portal das Cruzes
Rua Carlino de Oliveira, s/nº  – Centro
Telefone: 3882-8632
 
Cemitério Jardim
Avenida José Italo Bacchi, s/nº – Jardim Aeroporto
Telefone: 3882-6655
 
Cemitério de Vitoriana
Rodovia Alcides Soares, s/nº – Distrito de Vitoriana
Telefone: 3815-9555 (Subprefeitura) 

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes