Esta quarta-feira (09) é o último dia para o cidadão requerer operações de alistamento eleitoral, transferência de domicílio e revisão do cadastro com biometria nos Cartórios Eleitorais.
A procura por serviços eleitorais tem sido intensa nos cartórios, que tiveram o horário de atendimento ampliado, desde o dia 30 de abril, funcionando das 9 às 18 horas.
O cartório de Botucatu registrou movimento maior, mas sem tumulto ou espera muito grande. Na tarde desta quarta-feira, ainda existiam 14 mil eleitores com pendências, segundo informação passada ao site Agência14News que esteve no local.
Os eleitores dos municípios onde a biometria é obrigatória que ainda não cadastraram as digitais têm a chance de regularizar sua situação também nesta quarta-feira.
Consulte aqui os cartórios e outros locais que atendem o eleitor no Estado.
Fundamento legal
O último dia de alistamento em ano eleitoral é definido pela Lei 9.504/97, conhecida como Lei das Eleições, que no artigo 91 diz: “Nenhum requerimento de inscrição eleitoral ou de transferência será recebido dentro dos cento e cinquenta dias anteriores à data da eleição”.
Essa é a razão pela qual neste ano o último dia de alistamento cai em 9 de maio.
Números – Somente nesta quarta-feira o cartório de Botucatu atendeu 700 pessoas. Só na cidade são 14 mil eleitores em situação irregular. O mesmo problema ocorre com 2 mil eleitores em Itatinga e 600 em Pardinho.
Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news
(com Assessoria de Imprensa)