Eleitores que perderam o prazo para o cadastramento biométrico, que terminou no dia 23 de março, terão mais uma chance de regularizar a sua situação com a Justiça Eleitoral, em Botucatu (SP).
Nesta terça-feira (24), o Cartório Eleitoral de Botucatu estará realizando o Cadastramento, das 8 às 16 horas, na Associação Altética Ferroviária.
O recadastramento é obrigatório porque o sistema de voto nas eleições de outubro será por digital e quem não atualizar o documento pode ter o CPF suspenso, ficando sem conseguir assumir cargo público em concurso ou não obtém liberação de crédito em bancos, por exemplo.
Pessoas acima de 70 anos não precisam fazer a biometria, exceto as que desejam votar.
Apesar do cartório ter feito trabalho itinerante percorrendo fábricas, bairros afastados e locais de grande circulação, cerca de 17 mil pessoas não se preocuparam em fazer a biometria. Algumas moram fora, mas não transferiram o título.
Para fazer a biometria é necessário somente levar um documento.
A biometria é um método de identificação automático, de reconhecimento individual baseado em medidas biológicas. Após o recadastramento biométrico, o eleitor é identificado por meio de impressão digital, habilitando-o para o voto.
O eleitor que não realizar a biometria terá o título cancelado, o que impede a realização de algumas ações civis, como: tirar passaporte, carteira de identidade e CPF, realização de matrícula em alguma instituição de ensino, tomar posse em algum concurso público, participar de concorrência pública, obter empréstimos em caixas econômicas; dentre outras ações.
A Ferroviária fica na rua Manoel da Silva, Vila São Lúcio.
Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news
(do Agência14News)