19 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Cartório Eleitoral realiza ações para agendamento de recadastramento

A 26ª Zona Eleitoral deu início ao Cartório Itinerante, ação que visa divulgar e oferecer agendamento para os eleitores que ainda não fizeram o cadastramento biométrico obrigatório.

Até o dia 5 de maio, a ação será realizada no saguão de entrada do prédio da Prefeitura Municipal de Botucatu.
 
Segundo o chefe do Cartório Eleitoral, Igor Ignácio, a iniciativa nasceu da necessidade de aumentar o número de agendamento de eleitores, evitando desta forma aglomeração no final do processo de recadastramento, em dezembro de 2017. Vale ressaltar que para agendar não é necessário apresentação de documento, apenas escolher o dia e horário desejado. 
 
“Com a divulgação que já vem ocorrendo em rádios, jornais, facebook, faixas e carro de som, percebemos que os eleitores já têm o conhecimento sobre a Biometria, mas muitos não têm a iniciativa de entrar na internet e fazer o agendamento. Por isso desenvolvemos este projeto, que é de ir até o eleitor, buscando levar nossa agenda em locais com grande fluxo de pessoas, como estabelecimentos comerciais e órgãos públicos”, explica.
 
Além do Cartório Itinerante, a 26ª Zona Eleitoral promove ações nas escolas públicas, particulares e Cursinhos Pré-Vestibulares no sentido de divulgar e agendar a Biometria para alunos com idade acima de 16 anos. Até o momento já foram atendidas 15 unidades, atingindo aproximadamente 600 estudantes. 
 
“A nossa proposta é dar oportunidade aos jovens que ainda não fizeram o título de eleitor e orientar aqueles que já fizeram, mas não pelo método biométrico. Além disso, queremos que esses jovens levem a informação para os pais e familiares, nos ajudando dessa forma a agilizar o processo de agendamento”, afirma Ignácio. 
 
As duas ações já resultaram em 500 agendamentos. 
 
Números 
No período de agosto de 2015 a março de 2017, dos 99.034 eleitores aptos de Botucatu, apenas 24.213 fizeram a Biometria. Em Pardinho, 1.035 pessoas, de um total de 5.449, compareceram para atualizar o cadastro e, em Itatinga, de 14.311 eleitores, 2.121 passaram pela revisão nesse período. Incluindo os três municípios, a 26ª Zona Eleitoral precisa atingir um montante de 91.425 eleitores até dezembro deste ano, prazo final do recadastramento obrigatório.
 
Atendimento
O eleitor deve agendar seu atendimento no site do TRE (http://www.tre-sp.jus.br/) e comparecer ao cartório ou central de atendimento com documento oficial de identificação com foto, título eleitoral, caso possua, e comprovante de residência.
 
Em Botucatu, o atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h15 às 18h30. O Cartório Eleitoral está instalado na Rua Monsenhor Ferrari, 466, Centro. Em Itatinga o posto da equipe eleitoral está instalado na Casa do Cidadão, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, e em Pardinho das 8 às 12 horas e 13 às 17h30. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (14) 3814-5536 / 3815-5379.

Curta o facebook do Agência14News e acompanhe todas as notícias: https://www.facebook.com/agencia14news

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes