20 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Campanha realizada em Botucatu descobre 20 pessoas, entre elas jovens, com problema de pressão alta

A campanha da Semana da Hipertensão 2017 realizada em Botucatu descobriu 20 pessoas com pressão alta. Parte delas era formada por jovens. A ação foi realizada nesta semana no shopping da cidade.

A doença é considerada grave, pois pode levar a situação como de infarto e derrames, onde se tem várias funções do corpo comprometidas como da fala ou movimento.

Jovens descobriram que estavam com a pressão alterada quando faziam compras ou trabalhavam no local da campanha. Mais de 400 pessoas foram atendidas pelas equipes médicas e com apoio das Ligas da Unesp.

O número da campanha foi divulgado pela equipe de saúde que trabalhou na Semana da Hipertensão 2017. A programação faz parte do calendário oficial do município.

Por conta do resultado as pessoas foram orientadas a procurar o serviço médico. Outra ação do mesmo tipo deve ser realizada no segundo semestre deste ano.

A hipertensão pode ser controlada com medicamentos. A atividade física também é indicada como uma das armas para melhorar a qualidade de vida, onde a doença pode assim ser melhor administrada. Em alguns casos a medicação é suspensa. A alimentação, com menos sal, também é um dos fatores principais a serem considerados para se evitar esse problema de saúde.

Falaram ainda sobre o tema especialistas que atuam na área. A entrevista ocorreu na Rádio Municipalista neste sábado (29) durante o quadro Encarte de Saúde.

Participaram da entrevista: o professor Edson Ramos de Siqueira que é atleta e professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, ele que palestrou na Semana de Hipertensão sobre qualidade de vida em evento na Câmara Municipal; ainda esteve na entrevista o professor Jorge da Silva Franco, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu, fundador do ambulatório de Hipertensão Arterial do Hospital das Clínicas e ex-presidente e atual conselheiro da Sociedade Brasileira de Hipertensão; além de Francisco Habermann da Associação Botucatuense de Assistência do Hipertenso; e Dr. Paulo Machado que é médico da Secretaria Municipal da Saúde.

Em Botucatu, estima-se que 21,4% das pessoas acima de 18 anos sejam hipertensas. A Semana é uma iniciativa da Secretaria da Saúde de Botucatu por meio do Setor de Educação e Comunicação em Saúde (Seducs), Fundação UNI, todas as unidades e serviços de saúde municipais, Associação Botucatuense de Assistência ao Hipertenso, Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu (Liga da Hipertensão, Liga do Rim e Liga do Coração), Instituto de Biociências da Unesp (curso de Nutrição), e a Faculdade Marechal Rondon (curso de Enfermagem e Farmácia).

Acompanhe todas as notícias do site: http://facebook.com/agencia14news

(Do Agência14News)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes