Desde 2015 | A informação começa aqui!

Campanha Fique Sabendo realiza testes em mais de mil pessoas

A campanha Fique Sabendo é uma iniciativa do Programa Estadual de DST/Aids do Estado de São Paulo, e foi realizada pelo nono ano consecutivo em Botucatu, entre os dias 3 de novembro e 3 de dezembro.

Botucatu desde sempre aderiu a essa iniciativa, que tem o objetivo de facilitar o acesso da população ao teste de HIV e sífilis, como também realizar o diagnóstico das duas doenças de extrema importância à saúde pública.

Esse ano a expectativa do Programa de DST/Aids era realizar a testagem para HIV e Sífilis em 1000 pessoas. Somente no período da campanha, foram testadas 1330 pessoas. O resultado para sífilis é uma triagem, ou seja, precisa do confirmatório pelo exame de sangue, com isso foram encontrados 74 possíveis casos de sífilis. Já o teste rápido para detecção do vírus HIV é diagnóstico e foi encontrado 1 caso novo entre todos os testados.

“As notificações de HIV/Aids se mantiveram entre 2015 e 2016 (em média 30 casos por ano), mas será que a doença estabilizou em Botucatu? A notificação é a comunicação pelos serviços de saúde do diagnóstico da doença. Será que todas as pessoas com HIV no município passaram pelos serviços de saúde? Um caso diagnosticado na campanha parece um número pequeno, mas essa ação diminuirá a cadeia de transmissão dessas doenças, sendo um dos passos para a redução da mesma”, questiona Juliane Andrade, coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids.

Juliane ainda conta que “agora o nosso desafio continua. Após a campanha faremos o acompanhamento de todos os casos encontrados para adequado tratamento e cura no caso da sífilis e apenas de tratamento no caso do HIV/Aids. Além de manter as ações de sensibilização da população em relação à prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (uso da camisinha, testagem, tratamento)”.

Das 1330 pessoas testadas nos 29 locais da campanha (fora a rotina das unidades de saúde), 668 eram homens com maior índice entre os com mais de 60 anos e 662 mulheres, com idades entre 30 e 39 anos em sua maioria.

O HIV é o vírus que causa a Aids, doença que afeta o sistema imunológico das pessoas, mas muitas vezes os sintomas demoram a aparecer. Assim a pessoa com o vírus, mesmo não doente, transmite a doença tendo relação sexual sem preservativo.

Essa infecção ou doença tem tratamento gratuito oferecido pela Secretaria de Saúde, mas não tem cura. Hoje, a pessoa que fizer o tratamento corretamente terá qualidade de vida. Por isso a campanha tem o objetivo, também, de aumentar o número de diagnósticos em quem não sabe ser portador da doença.

Já a sífilis é uma doença que tem tratamento e cura, porém o doente precisa seguir corretamente as orientações dos profissionais de saúde para obter a cura, uma vez que o tratamento é bem criterioso e o acompanhamento pode durar dois anos. Mas vale ressaltar que ter a sífilis e curar não deixa a pessoa “imune”, se ela tiver relação sem camisinha, com quem tiver a doença, ela pegará novamente.

A coordenadora explica que as pessoas não precisam esperar a campanha para se testar, hoje as 20 unidades de saúde de Botucatu, mais o espaço saúde ao lado do SAMU, executam o teste rápido de HIV e sífilis, e oferecem suporte, tratamento e acompanhamento, se necessário.

O que devemos refletir, de acordo com Juliane, é: “Todo mundo quem tem HIV e/ou sífilis, sabe que tem? Todo mundo que tem HIV e/ou sífilis se percebe uma pessoa de risco a essas doenças? A maioria das pessoas infectadas não acha que precisam se testar, por isso dizemos que é melhor fazer o teste e realizar o tratamento, do que ficar na dúvida e transmitir a doença a outras pessoas. Pense nisso”!

Mais informações podem ser obtidas através do telefone DST/Aids: (14) 3811-1125.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também