26 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Campanha busca melhorar capela de Ana Rosa em Botucatu

Uma campanha está sendo realizada em Botucatu para ampliar e dar melhor estrutura na Capela de Ana Rosa, na Cohab 1.

Apesar de não se tratar de uma santa, a igreja Católica está participando de um trabalho junto ao local, que também é um espaço de fé da população, onde muitos vão até a sala de milagres contar os fatos que presenciaram.

A intenção é reformar a sala dos milagres, o espaço das celebrações e construir banheiros adaptados segundo as normas técnicas.

Podem ser doados materiais de construção como madeiramento, telha, areia, entre outros de acabamento.

Contato para ajudar: (14) 99131-6001, 99634-7210 – Padre Francisco e Nenê Bueno.

 

A HISTÓRIA

A história de Ana Rosa é de uma moça que foi morta pelo marido ciumento aos 20 anos de idade em 1885. A história desse crime ficou famosa depois de ser cantada em uma música da dupla sertaneja Tião Carreiro e Carrerinho, antes do cantor Pardinho. Muitas pessoas dizem ter alcançado graças com o milagre após orações à Ana Rosa.

Na história, relata-se que depois do casamento, Francisco de Carvalho Bastos, o Chicuta, passou a agredir a esposa física e moralmente. Até que ela resolveu fugir de casa. A moça saiu a cavalo e pediu ajuda em um cabaré de Fortunata Jesuína de Melo. O marido ao chegar em casa e não encontrar a esposa contratou dois capangas para matarem a moça: José Antonio da Silva Costa, o Costinha e Hermenegildo Vieira do Prado, o Minigirdo.

Ana Rosa foi procurada por Costinha que ofereceu ajuda para que fugisse de vez, mas no caminho ela deu de cara com o marido e percebeu que era uma armadilha. Mesmo pedindo a todos os santos que não fosse morta, ela foi esquartejada no mesmo local: perto do Rio Lavapés. A data da morte é 21 de junho de 1885. A história é contada em um livro do escritor Moacir Bernardo.

Depois, os criminosos foram presos e receberam suas condenações. Costinha depois do cumprimento da pena morreu atingido por uma árvore da qual fazia o corte e caiu sobre ele. O outro envolvido: Minigirdo faleceu após contrair varíola na prisão.  Já Chicuta morreu quando voltava da cidade para a fazenda. O carro de boi parou e ele ficou furioso e por isso batia nos animais para que andassem. Ao verificar as rodas, os bois se movimentaram e sua cabeça foi atingida pelas rodas.

Ana Rosa era nascida em Avaré.

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(Do Agência14News)

(Foto: Luiz Henrique Luvizutto – Panoramio)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes