24 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Caminhoneiros em greve, parados na beira da rodovia em Botucatu estão passando necessidade, diz sindicato

O Sindicato dos Transportadores Autônomos de Carga de Botucatu e Região (Sindicam) informou ao site Agência14News nesta quinta-feira (24), que caminhoneiros que pararam na beira da rodovia João Hipólyto Martins (Castelinho), em Botucatu, no posto de combustíveis perto do shopping, estão passando necessidade, sem alimentação.

Eles ficaram ali depois que a greve começou e ninguém mais transportou produtos. “Se alguém puder ajudar, são caminhoneiros de fora. Se alguém puder ajudar com refeição, água ou mesmo um lanche, até pão com mortadela, pode nos ligar que iremos levar as doações”, disse Fernando Davi do sindicato.

A greve dos caminhoneiros, por conta dos alto preços da gasolina e do diesel, ao mesmo tempo que afeta a população, enquanto alguns postos da cidade ficaam sem combustível, também deixa o caminhoneiro sem ganhar.

Esses profissionais são do Mato Grosso e acabaram durante o trabalho parando em Botucatu quando a greve foi deflagrada. O mesmo aconteceu com caminhoneiros de Botucatu que está no MT apoiando o movimento, onde receberam ajuda dos moradores.

O contato do sindicalista é (14) 99660-6312, falar com Fernando que pelo sindicato regional também enviou ajuda.

Reflexos – Em Botucatu teve uma manifestação dos caminhoneiros na segunda-feira (21) e a greve se instalou mesmo na terça-feira (22). Nesta quinta-feira começou a ter reflexos na população, que preocupada com a possibilidade de ficar sem gasolina, correu para os postos da cidade, que ficaram com filas desde o começo da manhã. Alguns postos fecharam após o fim do estoque dos combustíveis.

O gás de cozinha também passou a ser um item disputado. A maioria das empresas não estava mais fazendo as entregas e quem aceitava levar o produto ao consumidor cobrava mais caro ou demorava mais do que o normal.

O preço do gás que chegou a ser oferecido a R$ 50 reais, por alguns revendedores, passou a ser vendido a R$ 80 para entregar.

Nos supermercados o movimento era relativamente tranquilo ainda sem falta de produtos. Mas nas grandes cidades as redes chegaram a decidir por limitar as vendas de até 10 unidades de alguns produtos que podem acabar mais rápido.

 

Centro de Botucatu – Na Rua Amando de Barros um grupo de motociclistas e vans fez um buzinaço, ao que parece, para apoiar a greve.

A Prefeitura de Botucatu decretou estado de emergência para limitar serviços no transporte sobre o que é mais essencial, como merenda escolar e o transporte de alunos e pacientes. 

Por isso no primeiro momento a coleta porta a porta da Campanha do Agasalho que seria sábado (26), foi suspensa. Uma parte das peças já foi entregue em pontos de coleta da cidade durante a campanha em caixas.

 

Nacional – O presidente da Abcam – Associação Brasileira dos Caminhoneiros, José da Fonseca Lopes pediu a todos os profissionais a permanência dos protestos. O Governo não acatou o pedido de retirada do Pis/Cofins e Cide até está sexta-feira. Segundo a associação, a exigência era o prazo de 3 meses, o que segundo a Abcam, é inaceitável para os caminhoneiros autônomos. Veja abaixo a mensagem da Associação dos Caminhoneiros (Abcam) Sobre a Greve.

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(do Agência14News)

 

 

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes