25 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Botucatu tem resultado positivo para Raiva em três morcegos

A Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) de Botucatu recebeu no início desta semana resultado positivo para Raiva em três morcegos. Os animais são insetívoros, ou seja, se alimentam de insetos e não tiveram contato com pessoas ou animais. Dois animais foram resgatados na Fazenda Lageado e outro no Jardim Dona Nicota de Barros, na região central.

Os morcegos insetívoros estão entre as espécies mais comuns. Em Botucatu, mais de 80% da população de morcegos resgatada se alimenta de insetos.

Como forma de prevenção, a VAS realizará o monitoramento das colônias destes morcegos e no próximo sábado (23), das 9h às 13h, manterá um posto de vacinação antirrábica na Secretaria de Saúde para atender, principalmente, cães e gatos que ainda não foram vacinados em 2017.

“É importante mantermos a população de cães e gatos imunizada contra a Raiva, pois no caso de um contato acidental com as espécies de morcegos encontradas na área urbana, os animais domésticos estarão protegidos. Neste ano, foram encaminhados para exame laboratorial 163 morcegos, sendo quatro positivos para a Raiva”, destaca Valdinei Campanucci, Supervisor de Serviços de Saúde Ambiental e Animal.

Entre outubro e o final de fevereiro (primavera-verão), período de reprodução destas espécies, muitos morcegos jovens arriscam os primeiros voos e não conseguem encontrar o caminho de volta ao abrigo (geralmente forros das edificações) e, por este motivo, acabam caindo. Todo morcego caído também pode indicar uma alteração de comportamento.

Por isso, após uma avaliação, o morcego deve ser encaminhado para exame de diagnóstico de raiva. A VAS orienta a população a não ter contato com morcegos caídos ou pousados em locais não habituais, pois eles são os principais reservatórios do vírus rábico. Morcegos não são animais agressivos, mas podem morder caso se sintam acuados e, assim, transmitir a doença. 

Caso um morcego entre em casa, a pessoa deve manter a calma, apagar as luzes, abrir as portas e janelas, pois o animal encontrará a saída. Ao encontrar um morcego caído, a pessoa também deve evitar contato. O ideal é colocar um balde ou caixa de papelão sobre o morcego e ligar para a Vigilância Ambiental em Saúde que providenciará o resgate pelo telefone 3813-5055 ou 150.

A Unidade de Vigilância de Zoonoses (Canil Municipal) também é um posto permanente de vacinação contra a Raiva e atende na Avenida Itália, s/n – Lavapés, de segunda a sexta-feira das 7h30 as 16h30.

 

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes