25 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Botucatu tem mais segurança na rua e inaugura fiscais nos ônibus

O prefeito de Botucatu, Mário Pardini, aproveitou a primeira semana de abril, mês de aniversário de 162 anos do Município, para fazer importantes anúncios na área de segurança pública e transporte coletivo. O evento foi realizado na manhã desta quarta-feira (05) em frente às escadarias do Paço Municipal, com a presença de autoridades militares, secretários municipais e vereadores. 

A Secretaria Municipal de Segurança e Direitos Humanos lançou o programa “GCM nas Ruas”. A proposta é dobrar o efetivo de agentes da Guarda Civil Municipal nos patrulhamentos de rotina pela Cidade. Agora, ao invés de 28, serão 56 guardas que estarão à disposição para o trabalho exclusivamente junto da comunidade. A iniciativa abrange quase o efetivo total da corporação, que atualmente é de 63 profissionais em exercício. 

“Isso será possível por conta do remanejamento de servidores públicos municiais, antes locados em outras áreas do Poder Público, e que agora realizarão os serviços administrativos que alguns de nossos guardas eram responsáveis. Com isso ampliaremos 100% do nosso patrulhamento de rua e, assim, conseguiremos atender com mais agilidade e eficiência a população. Especialmente as pessoas que vivem em bairros mais distantes do centro da Cidade”, destaca o secretário municipal de Segurança, Dr. Adjair de Campos.  

Além disso, a GCM apresentou sua nova viatura. Trata-se de uma Fiat Palio Weekend Trekking 1.6, ano 2016 / modelo 2017, equipada com compartimento para transporte de presos, sinais luminosos e sonoros, GPS e rádio com frequência digital, e toda customizada. O investimento foi superior a R$ 69 mil, com recursos do Poder Público Municipal.
 
“Temos agora uma frota total de 20 veículos. Somado o fato de termos mais guardas na rua, a GCM terá uma capacidade maior para atuar na linha de frente no combate à violência, de forma direta e preventiva, preservação dos patrimônios públicos e fortalecer ainda mais o vínculo com a comunidade. Nada mal para um órgão de segurança que comemora 11 anos de existência em 2017”, reforça o comandante da Guarda Civil Municipal, Sérgio Luiz Bavia. 

Atividade Delegada
Ainda na área de segurança pública, foi anunciada oficialmente a retomada do programa de Atividade Delegada em Botucatu. Trata-se de uma parceria entre a Secretaria  da Segurança Pública do Estado de São Paulo com o Município, na qual permite que policiais militares possam desempenhar suas funções também durante seus horários de folga. Este regime especial garante ao policial militar a garantia de todos os direitos previstos no exercício de sua função. 

Quatro policiais militares já têm atuado nas ruas desde março deste ano, com jornada de até oito horas diárias (sempre de quinta a domingo) e limite de 80 horas no mês. Entretanto, o total de policiais militares envolvidos nesta atividade pode chegar a oito conforme estabelecido no convênio, que prevê vigorar por cinco anos. Neste período os investimentos do Poder Público Municipal para a manutenção desta parceria podem chegar a pouco mais de R$ 1,3 milhão. 

Além de aumentar o efetivo fardado nas ruas, a parceria contribui para a redução de indicadores criminais e aumento da sensação de segurança na população. O programa permite o reforço do combate ao comércio irregular ou ilegal, à fiscalização de estabelecimentos comerciais (bares, lanchonetes, hotéis, desmanches, ferro velhos e afins), comércio ambulante, poluição sonora e fiscalização municipal de trânsito. 

O balanço estatístico da Polícia Militar da Atividade Delegada no mês de março passado contabilizou: 243 pessoas abordadas, 404 condutores de veículos abordados (224 carros e 180 motos), 336 testes de bafômetro, 23 CNHs retidas (seis por crime de embriaguez ao volante e outros 17 condutores por consumo de álcool), 192 autuações de trânsito municipais e remoção de 62 veículos (42 carros e 20 motos). 

“É notório os resultados positivos que já alcançamos com a retomada da Atividade Delegada, principalmente na região central da Cidade. Houve uma diminuição expressiva nas aglomerações e ações de desordem que ocorriam principalmente no período noturno e aos fins de semana. E isso pelo simples fato das viaturas estarem nas ruas, aumentando a fiscalização de alvarás, de embriaguez ao volante e abordagem de pessoas suspeitas”, diz o tenente-coronel PM Jorge Duarte Miguel. 

Fiscalização nos ônibus
Outra novidade apresentada à população é do início da fiscalização do serviço de transporte coletivo. Ele será executado por dez servidores públicos municipais, que foram capacitados para desempenhar o papel de fiscal. Dentro e fora dos ônibus. Todos estarão devidamente uniformizados para facilitar a identificação. 

Neste primeiro momento, dois fiscais deverão ficar fixos nos pontos com maior concentração de passageiros da região Central da Cidade: um na Praça Coronel Moura (Paratodos) e outro na Praça Carlos Gomes (Igreja São Benedito). Tudo para que seja possível confrontar o horário de passagem com o horário previsto de chegada dos ônibus.  

Além disso, os demais estarão nas linhas principais para monitorar a qualidade do serviço prestado, o atendimento aos usuários, o cumprimento da tabela horária. Também realizarão atividades fiscalizatórias nos veículos quanto à limpeza, conservação e a manutenção do sistema de elevador para pessoas com deficiência.   

“É um motivo de alegria e orgulho. O Pardini prometeu e aqui estão os fiscais, percorrendo cada linha, ouvindo a população. Eles têm toda autonomia para notificar as empresas e cobrar por um serviço de excelência. E vamos continuar a lutar para deixar a cidade ainda melhor do que recebemos”, enaltece o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, André Peres. 

Desafios enfrentados
Na avaliação do prefeito Mário Pardini, em pouco mais de três meses, sua atual gestão já conseguiu realizar grandes enfrentamentos. “Dobrar o efetivo da Guarda Municipal, retomar a Atividade Delegada e a implantar fiscais no Transporte Coletivo são desafios que a gente consegue vencer ouvindo mais a população, reduzindo despesas e contanto com a colaboração dos próprios servidores públicos municipais. Nossa missão, mais do que grandes obras, é melhorar na prática a prestação de serviços à população”, destaca o prefeito.

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes