28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Botucatu tem 64 jovens da Fundação CASA inscritos para a Olimpíada de Matemática

Cerca de 7.100 adolescentes que cumprem medida socioeducativa em 103 centros da Fundação CASA em todo o Estado de São Paulo estão inscritos para a 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Botucatu terá 64 participantes.

As provas da primeira fase acontecem no dia 6 de junho e serão aplicadas pelos professores das próprias escolas. Nos centros da Fundação CASA, onde lecionam professores da rede pública estadual, também ocorrerá a aplicação dos testes. Pela primeira vez em 13 anos de Olimpíada, alunos de escolas particulares também se inscreveram.

O número de participantes inscritos pela Instituição é o maior já registrado. Em 2016, foram 6.939 inscritos, sendo que 14 jovens alcançaram premiações, incluindo uma inédita medalha de bronze entre jovens privados de liberdade no Estado paulista. Em 2015, foram 11 menções honrosas.

Da capital paulista, estão inscritos 1.575 adolescentes que cumprem ou já cumpriram a medida socioeducativa de internação. Entre os centros do interior, são 5.088 adolescentes, além de 461 dos CASAs do litoral. Os jovens já desinternados poderão retornar ao centro socioeducativo onde cumpriu a medida para realizar a prova.

Na primeira fase, os adolescentes, separados em três níveis, responderão a prova objetiva, com questões de múltipla escolha. O teste terá duas horas e meia de duração. O resultado com os classificados será divulgado no dia 11 de agosto. A segunda fase, marcada para 16 de setembro, conterá avaliação discursiva.

Os inscritos separam-se nos seguintes níveis: 1, para matriculados no 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental; 2, para estudantes matriculados no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental; e 3, para aqueles que cursam quaisquer das três séries do Ensino Médio.

 

Particulares e dados

Em 2017, a OBMEP recebe a adesão de alunos de escolas privadas. De acordo com o IMPA, o objetivo é garantir que todas as escolas brasileiras acessem material de qualidade em Matemática, despertando o interesse pela área. Ao todo, 51.373 instituições de ensino se inscreveram. Destas, 2.925 são escolas particulares.

No ano passado, 17,8 milhões de estudantes fizeram as provas da OBMEP em 99,6% dos 5.561 municípios brasileiros. O prazo para inscrição de estudantes terminou no dia 31 de março.

A premiação para alunos de escolas públicas continua a mesma a 12ª edição, com 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata, 4.500 de bronze e até 46.200 menções honrosas. Entre os alunos de escolas particulares serão distribuídas 25 medalhas de ouro, 75 pratas, 225 bronzes e até 5.700 menções honrosas.

A Olimpíada surgiu em 2005, numa criação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada. O concurso é realizado com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), além do apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: https://www.facebook.com/agencia14news/

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes