Uma reunião na manhã desta sexta-feira (13) apresentou o quadro do coronavírus e as ações de prevenção.
Foi anunciado que Botucatu tem dois casos suspeitos. São pacientes jovens que apresentam quadro leve.
A cidade também já teve outros três casos suspeitos descartados.
90% dos casos foram detectados na rede primária e também é considerado quadro leve.
Também foi colocado que a maior preocupação é com o público idoso. Se houver piora do quadro de gripe comum os pacientes devem procurar ajuda médica ou ligar 3811-1519.
Botucatu criou centros para atendimento no Espaço Saúde para evitar lotação em PSs e exposição em postos de saúde.
A cidade terá também equipe de visita domiciliar para avaliar os casos.
A prefeitura diz que não existe suspensão de aulas. Isso é analisado por uma equipe que acompanha a evolução dos casos.
Os especialistas preveem que a cidade tenha confirmação de algum caso nos próximos dias seja grave ou não.
VISITAS EM CASA E CENTRAL DE MONITORAMENTO
“De forma pioneira em todo o país, lançamos uma central de atendimento telefônico, equipes de médicos e enfermeiros para atendimento domiciliar, e um local para atender especificamente cidadãos com síndrome gripal, suspeitos de terem a doença Covid-19, causada pelo novo coronavírus”, informou o prefeito Mário Pardini.
Pessoas com febre, tosse seca, dor de garganta, coriza, que retornaram de viagem a países com transmissão local ou tiveram contato próximo com casos suspeitos ou confirmados de Coronavírus, poderão ligar (14) 3811-1519, a partir de segunda-feira, 23, onde serão entrevistados por equipes de enfermagem com supervisão médica e da Vigilância Epidemiológica, e receberão a orientação correta, desde a continuidade da rotina, até o recebimento de uma equipe na própria casa.
Se tiver com dúvidas ou precisar de orientações sobre a melhor forma de procurar atendimento no seu caso, entre em contato.
Cinco postos telefônicos estarão mobilizados para atender os pacientes e três equipes de enfermeiros e médicos estarão disponíveis para atendimento domiciliar caso necessário.
As equipes do atendimento telefônico atenderão de domingo a domingo, das 7 às 19 horas. Já as equipes domiciliares de profissionais de saúde atuarão de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Aos finais de semana e feriados, um médico e enfermeiros atenderão também pacientes no Espaço Saúde (Avenida Santana, 353 – Centro) das 7 as 19.
Tudo isso para desafogar os prontos socorros do Município do atendimento de casos leves.
A orientação é para que no aparecimento de sintomas leves, as pessoas NÃO procurem os pronto socorros, pois além de correrem o risco de serem contaminadas, poderão também contaminar outras pessoas.
“Estamos, como fizemos em outras situações, nos antecipando a possíveis epidemias na Cidade. Agradeço o trabalho que vem sendo desempenhado pelo Secretário André Spadaro e a parceria do Hospital das Clínicas da Unesp, através do Dr. André Balbi, superintendente, e do Dr. Carlos Magno Fortaleza, integrante do Centro de Contingência do Coronavírus, criado pelo Governo Federal”, finalizou.
Está com sintomas suspeitos de Coronavírus? Ligue no 3811-1519.
DESTAQUES: