19 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Botucatu recebe evento com Jogos de Tabuleiros Modernos no domingo

No domingo (26) serão retomados os encontros mensais do Joga Cuesta, que reúne jogadores de tabuleiro da região do Polo Cuesta. O evento acontece na Casa da Juventude Professor Vinício Aloise, a partir das 14 horas e tem entrada gratuita.  

O encontro é uma iniciativa que nasceu em 2015 na Oficina de Jogos de Tabuleiro, realizada pela Secretaria de Cultura na Casa da Juventude. A missão é difundir e ampliar o público para os chamados “board games” modernos no centro-oeste paulista, oferecendo um espaço de encontro para jogadores veteranos e novatos.

Os participantes contarão com vários títulos nacionais e importados disponíveis e ainda com a presença de jogadores mais experientes que poderão auxiliar os novatos na escolha de jogos e na explicação das regras.

O evento conta com a participação da Lúdica, loja de Bauru especializada em jogos de tabuleiro, que além de oferecer títulos de várias editoras para a venda, também oferece mesas com alguns lançamentos para que os visitantes possam conhecer. A Secretaria Municipal de Cultura e a Prefeitura de Botucatu apoiam o Joga Cuesta.

MAS O QUE SÃO “BOARD GAMES” MODERNOS?

Desde 1995, com o lançamento do jogo alemão Colonizadores de Catan, os jogos de tabuleiros passaram a buscar mecânicas inovadoras, fugindo da mesmice e simplicidade dos jogos mais tradicionais como War e Banco Imobiliário.

Ao longo dos anos o interesse por esses jogos novos aumentou, fazendo o mercado crescer exponencialmente com grandes convenções internacionais, milionárias campanhas de financiamento coletivo e centenas de lançamentos ao redor do mundo.

Os mais diversos temas, desde zumbis até culinária japonesa, são explorados em várias mecânicas que podem exigir dos jogadores raciocínio, dedução, planejamento ou trabalho em equipe, dependendo do jogo.

Justamente por esses atributos também são usados como ferramenta em projetos sociais e educacionais e nas dinâmicas de grupo em empresas. A chamada renascença dos Jogos de tabuleiro chegou ao Brasil apenas nos últimos anos com o aparecimento de novas editoras publicando vários títulos estrangeiros e nacionais e a criação de encontros e espaços dedicados aos chamados jogos de tabuleiro modernos.

Jogos de tabuleiro promovem muitos benefícios sociais e cognitivos positivos, como o desenvolvimento de comunicação, raciocínio, planejamento, gerenciamento de recursos e também podem ser uma excelente atividade para aliviar o estresse para todas as idades. Não é necessário conhecer as regras ou ter experiência em jogos para participar do evento.

JOGA CUESTA
Dia 26 de Março
Das 14 às 20 horas
Na Casa da Juventude Professor Vinício Aloise
Rua Benjamim Constant, 161, Vila Jaú – Botucatu
ENTRADA FRANCA
 

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes