Integração social, geração de renda e acesso a alimentos de rico valor nutricional. Esses são três dos objetivos das Hortas Comunitárias em Botucatu. O projeto do Programa Agricultura Urbana, da Secretaria Municipal do Verde, ocupa espaços do Município com a atividade que também gera emprego, produz alimentos sem a utilização de agrotóxicos e devolve a áreas verdes seus valores social, ecológico e urbanístico.
Atualmente o Município conta com 13 Hortas Comunitárias que oferecem legumes e verduras em conformidade com sua época durante o ano. São elas:
Setor Norte:
Horta Comunitária Itamaraty – Rua Josias Pires do Amaral, s/nº;
Horta Comunitária Monte Mor – Avenida Claudio Ferreira Cesário, s/nº;
Setor Sul:
Horta Comunitária Parque 24 de Maio – Rua Pedro Carmelin Neto, s/nº;
Horta Comunitária Associação da Prefeitura – Garagem Municipal, s/nº;
Horta Comunitária Cohab I – Avenida Jaime de Almeida Pinto, s/nº;
Horta Comunitária Cohab IV – Avenida Gentil de Castro, s/nº;
Horta Comunitária Convívio – Rua das Camélias, s/nº;
Setor Leste:
Horta Comunitária Jardim Ciranda – Rua Sebastião Gonçalves da Cunha, s/nº;
Horta Comunitária Comerciários – Rua Antônio Luiz, s/nº
Horta Vila EMA – Rua Alfredo Franklin de Mattos.
Setor Oeste:
Horta Comunitária Rubião Júnior – Rua Caetano Vidotto, s/nº;
Horta Comunitária Marajoara – Rua Adegar de Alencar Saboia, s/nº
Área Central:
Horta Comunitária do Asilo – Rua Visconde do Rio Branco, s/nº – Vila Auxiliadora
“Adquirir produtos das Hortas Comunitárias é uma forma de praticar uma alimentação sustentável, pois os alimentos não possuem embalagens; a fertilização do solo é feita com compostos orgânicos; incentiva a economia local; e está sempre próxima das residências das pessoas”, afirma o Secretário Municipal do Verde, Márcio Piedade Vieira.
O que encontrar nas hortas?
As hortas comunitárias produzem de acordo com a época do ano. Neste mês de outubro é possível encontrar nas hortas abobrinha-italiana, acelga, agrião, alface, alho-poró, almeirão, brócolis, berinjela, beterraba, cenoura, cebolinha, chicória, coentro, couve, couve-flor, chuchu, erva-doce, espinafre, jiló, mostarda, pepino, pimentão, rabanete, repolho, rúcula e salsa. Também são encontrados em algumas hortas batata, inhame e mandioquinha.
Posso ter uma horta comunitária?
Interessados em coordenar uma horta comunitária na Cidade devem entrar em contato com a Secretaria do Verde, que analisará a disponibilidade de uma área próximo à residência, bem como a sua condição e integração social. A Secretaria do Verde fica na Rua Lourenço Carmelo, 180 – Jardim Paraíso (Poupatempo Ambiental). O telefone é o (14) 3811-1533.
(com assessoria)