25 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Botucatu está entre as 100 melhores cidades do Brasil para investir em negócios, pela terceira vez seguida

Pelo terceiro ano consecutivo, Botucatu figura entre as 100 melhores cidades para fazer negócio no Brasil. É o que mostra o estudo anual realizado pela consultoria Urban Systems que acaba ser publicado pela Revista Exame, a principal publicação de economia e negócios do país. Pelo segundo ano consecutivo, a campeã foi Barueri que somou 12,61 pontos. Botucatu aparece em 58º lugar no Brasil e em 30º no Estado de São Paulo somando 8,22 pontos. 
 
Para elaborar o ranking das melhores cidades do Brasil para fazer negócio foram analisados 28 indicadores. Cada indicador tem um peso conforme sua importância e atualidade, totalizando 30 pontos. Além do ranking das cidades mais promissoras para fazer negócio foram feitos quatro recortes da lista principal indicando as melhores em desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, capital humano e infraestrutura. 
 
O indicador Sociodemografia avaliou crescimento populacional, população economicamente ativa, percentual de chefes de família da classe A, Índice de Desenvolvimento Humano Municipal e evolução no IDHM. O indicador econômico levou em conta o crescimento do Produto Interno Bruto, PIB per capita, crescimento empresarial, crescimento de empregos formais, percentual de empresas com mais de 100 empregados, renda média dos trabalhadores formais e total de funcionários sobre a população economicamente ativa. 
 
No indicador saúde foi avaliado o total de leitos por 1.000 habitantes, beneficiários de convênio médico por habitante, IDHM longevidade e despesas com saúde. Na educação os itens avaliados foram percentual de trabalhadores com curso superior, matrículas no curso superior  em relação a população economicamente ativa e percentual de docentes do ensino fundamental com ensino superior. 
 
Quanto ao indicador financeiro, o estudo levou em conta o Índice Firjan de Gestão Fiscal e agências bancárias por 10.000 habitantes. Na área de transporte foram avaliados o crescimento da frota de automóveis, automóveis por 1.000 habitantes, destinos do principal aeroporto e linhas rodoviárias com seção na cidade. Já o indicador infraestrutura listou o percentual de conexões de banda larga fixa acima de 34 Mbps, índice de perdas na distribuição de água e economias atingidas por paralisações. 
 
No ranking de 2016, Botucatu mais uma vez aparece à frente de capitais como Salvador (BA), João Pessoa (PB), Boa Vista (RR), Belém (PA), Manaus (AM), Rio Branco (AC) e Natal (RN) e de importantes cidades paulistas como Mogi das Cruzes, Marília, Bauru, São Carlos e Limeira. 
 
O prefeito João Cury destaca o fato do município, por três anos consecutivos, figurar no ranking das 100 melhores cidades brasileiras para atração de investimentos. “É a demonstração de que existe uma base sólida para que o desenvolvimento aconteça de forma contínua nas mais diferentes áreas. Não se trata de uma situação meramente circunstancial. É fruto de um grande esforço que une o poder público, os setores produtivos, o terceiro setor e o conjunto da sociedade, remando para o mesmo lado. A transformação vivida pela cidade é notória nos últimos anos. Obtivemos sucesso em permitir que Botucatu se abrisse para novos investimentos”, analisa.  
 
Na avaliação do prefeito, o município reúne totais condições para avançar várias posições no ranking e firmar-se como uma das principais opções para investimentos no estado de São Paulo e no Brasil. “Nossas potencialidades são imensas. A continuidade do projeto que começamos a implantar na prefeitura em 2009 certamente permitirá à cidade colher bons frutos. Podemos crescer, por exemplo, na geração de receitas, no desenvolvimento tecnológico, na formação e qualificação de nossa mão de obra. Costumo dizer que o que nos diferencia é nossa qualidade de gente. Esse é um capital que precisa ser estimulado e valorizado permanentemente. Temos todas as condições para ser uma referência para o país”, conclui Cury.

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes