23 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Botucatu e região registram geada durante o frio intenso em Botucatu

Moradores registraram várias situações como água congelada em um copo no Bairro Jardim Riviera, além de muito gelo nos gramados e plantações em Botucatu e Pardinho.

O registro dos termômetros ficaram em torno do zero grau nos lugares mais frios, segundo alguns indicadores durante a madrugada e pela manhã.

Nos próximos dias, a mínima deve ser em torno de 8 a 10 graus e a máxima de 20 a 23 graus.

Durante a noite, 15 pessoas foram encontradas dormindo nas ruas e por isso equipes da Guarda Municipal e a Assistência Social levaram todas elas para abrigos.

Na Cohab 1, o gramado ficou também tomado pelo gelo, o que chamou a atenção das pessoas.


Abaixo fotos enviadas por dona Cida e Dorival Prado na região das Três Pedras, na região de Bofete.


São vários produtores que tiveram volume considerável de verduras e demais produtos que foram perdidos durante a geada, casos esses encaminhados para a reportagem. Foram hortifrutigranjeiros, pecuária e frutíferas. O pasto já estava seco e com a estiagem acabou de “queimar” com as geadas.

Uma mensagem enviada ao 14news com as imagens por um grupo de trabalhadores do campo diz o seguinte: “Produtor rural tem que ter forças e coragem porque o momento é de dificuldade em geral. Deus abençoe e dê forças para todos nós e nossos amigos que dependem da agricultura, pecuária, frutíferas, pasto, produtor de leite e demais ramos ligado ao rural! Deus no comando sempre saúde paz amor e fé”.


Em alguns locais tudo que era água virou gelo e o frio que já é de costume em lugares mais afastados foi vivido mais intensamente com essa geada.


“Vamos passar por muitas dificuldades”

Rosana Conte, a Rose da Feira como é conhecida em Botucatu disse que os produtores deverão passar por situação difícil. “Nós produtores da agricultura, seja ela pequeno, médio ou grande, não importa, todos estamos no mesmo barco. Os produtores de hortifrutigranjeiros, pecuária de pasto, produtor de leite, produtores de mel e todos os setores agronegócio por um bom período vamos passar por muitas dificuldades. As pessoas com certeza vão ver muitas criações magras por aí, mas não será maus-tratos, e sim as dificuldades, após esse longo período de estiagem. Agora com várias geadas seguidas, isso nos deixa mais vulneráveis, pois o setor rural já tem muito pouco estímulo. Falta tudo para nós. São estradas esburacadas, falta de apoio e não temos representante que venha ouvir as nossas necessidades, pois cada pessoa que trabalha no rural tem a sua. Ás vezes nem é tão complicado assim. Basta alguém que sabe como realmente funciona o setor de perto, acolha as necessidades e busque trabalhar no ponto certo. Com certeza muita coisa mudaria na vida dos produtores rurais”, disse Rose.



Quebrar gelo para as vacas poderem beber água


Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes