25 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Botucatu conquista nova viatura ao SAMU 192

O secretário de Saúde de Botucatu, André Spadaro, participou nesta terça-feira (10) de um evento no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, onde foi realizada a entrega simbólica de novas viaturas destinadas ao Serviço Móvel de Urgência e Emergência (SAMU 192). Participaram do evento o ministro da Saúde, Ricardo Barros, e o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.  

Na oportunidade, o Município foi contemplado com uma nova Unidade de Suporte Avançado, avaliada em cerca de R$ 180 mil, na qual podem atuar condutor, médico e um enfermeiro. O veículo é fruto de um pedido feito pelo Município ao Governo Federal, em março de 2016.

De acordo com o Ministério da Saúde, neste início de ano estão sendo distribuídas 340 ambulâncias para 19 estados brasileiros, 81 somente em São Paulo. 

“Como médico estou acostumado a atender pacientes de forma individualizada. Receber um equipamento como este que vai beneficiar toda a população, com a qualidade dos serviços prestados pelo SAMU, é muito gratificante”, afirma Spadaro, que esteve em São Paulo acompanhado da secretária adjunta municipal da Saúde, Valéria Manduca. 

“O SAMU já é reconhecido pela excelência de sua prestação de serviços e avaliado semestralmente pelo Ministério da Saúde. Além disso, a equipe reavalia periodicamente seus protocolos de atendimento, como feito recentemente. Treinamento e qualificação de seus profissionais, além de manutenção e investimento em novos equipamentos, como no caso desta nova ambulância, garantem a qualidade dos serviços prestados pelo SAMU”, complementa o secretário da Saúde.

Mais de 200 mil ligações

Inaugurado em 27 de julho de 2011, o órgão possui uma Central de Regulação instalada na Avenida Santana, junto ao Espaço Saúde Prof.ª Cecília Magaldi. Nestes pouco mais cinco anos de atuação, o SAMU já atendeu mais de 200 mil ligações pelo telefone gratuito 192, com média de 120 ligações diárias. Deste volume, foi necessário o envio de ambulâncias para o atendimento de 41 mil casos.  

Apenas em 2016 foram 35 mil ligações e 7 mil envios de ambulâncias. As queixas mais atendidas foram às relacionadas a crises convulsivas, dores torácicas e falta de ar. Além de Botucatu, a Central de Regulação do SAMU 192 recebe os chamados das cidades de Pardinho, Areiópolis e Anhembi.  

“É importante que a população compreenda que no SAMU 192 o Médico Regulador faz perguntas ao solicitante com o intuito de encaminhar o melhor recurso disponível para atendê-lo. No momento em que o médico conversa com o solicitante, a ambulância já pode ser enviada”, reforça a Dra. Déborah T. de Almeida Minhoni, coordenadora médica do SAMU 192 de Botucatu.

Queda no número de trotes

Por outro lado, os números de trotes têm diminuído a cada ano. O fato está atribuído às atividades de conscientização promovidas pelo SAMU-192 junto às escolas municipais e à população em geral, além da promulgação da “Lei do Trote”, em vigor desde janeiro de 2016, que estabelece multa a quem pratica esse tipo de crime. Desta maneira houve uma diminuição de aproximadamente 67% no número de trotes, nos últimos 4 anos.  

“A proposta para o ano de 2017 é melhorar ainda mais a qualidade do nosso serviço, investindo principalmente em educação permanente para a equipe, além de atividades de educação em saúde para população. Também realizaremos o Simpósio do SAMU 192 de Botucatu, que já se tornou uma referência no Estado de São Paulo e o projeto Samuzinho, para alunos do Ensino Fundamental”, comenta Priscila M. Vieira de Almeida, coordenadora geral do SAMU 192 de Botucatu. 

Sobre o SAMU 192

O SAMU 192, regional de Botucatu, completou em julho de 2016, cinco anos de atuação. Além de Botucatu, também recebe os chamados das cidades de Pardinho, Areiópolis e Anhembi. O serviço funciona 24 horas por dia e atende às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, ginecológico-obstétrica e de saúde mental da população. Tudo pelo telefone gratuito 192.  

A equipe é formada por profissionais de saúde como médicos reguladores e intervencionistas, telefonistas auxiliares de regulação médica (TARM), rádio operadores (RO), enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores socorristas e lavadores de ambulância.    

Entre o deslocamento da ambulância e o tempo de resposta efetivo do paciente, o tempo de atendimento do SAMU 192 em Botucatu gira em torno de 7 a 12 minutos em média. O preconizado pelo Ministério da Saúde é que o serviço seja realizado no máximo em 15 minutos.     

Essa agilidade no atendimento tem ajudado a reduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce como nos casos de AVC (Acidente Vascular Cerebral). Por isso, o SAMU 192 de Botucatu está entre os melhores serviços do Estado de São Paulo e um dos mais bem avaliados do Brasil.

Quando chamar o SAMU 192?

Problemas cardiorrespiratórios graves

Dor aguda no peito

Convulsão

Acidentes ou agressão com armas “brancas” ou de fogo

Suspeita de derrame (AVC): alteração na fala ou na face e falta de força nos braços

Intoxicação

Queimaduras graves

Crises hipertensivas

Afogamentos

Choque elétrico

Desmaios

Acidentes com traumas graves

Trabalho de parto onde há risco de morte da mãe/feto

Quaisquer outros casos de ameaça à vida

Serviço

Central de Regulação/SAMU 192 Botucatu

Espaço Saúde Profª Cecília Magaldi

Avenida Santana, 353 – Centro

Telefone: 192

 

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes