16 de abril de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Botucatu adere a programa que atende crianças com até 6 anos de idade

A secretária municipal de Educação, Lucilene Cota, a secretária de Cidadania e Desenvolvimento Social, Silvia Fumes Carvalho, e a diretora da DRADs (Diretoria Regional de Assistência), Sueli Tamelini, estiveram no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, para a cerimônia de assinatura do convênio de adesão ao programa Criança Feliz. 
 
Trata-se de uma iniciativa do governo federal, lançada em outubro de 2016, que busca atender crianças de 0 a 6 anos de idade em situação de vulnerabilidade social e que sejam beneficiadas pelo programa Bolsa Família. O evento contou com a presença do governador Geraldo Alckmin e do ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra.
 
O Criança Feliz prioriza gestantes e crianças de até 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). As famílias serão acompanhadas por profissionais capacitados, que farão visitas domiciliares periódicas. Além disso, o Criança Feliz integrará ações coordenadas em várias áreas como saúde, assistência social, educação, justiça e cultura.
 
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, 228 municípios aderiram ao programano Estado de São Paulo. No Brasil, até o momento, são 2.547 municípios participantes. 
 
De acordo com Silvia Carvalho, a estimativa é que cerca de 500 familias já beneficiadas pelo programa Bolsa Familia em Botucatu se encaixem nas exigências deste novo programa do Governo Federal. Cerca de R$ 25 mil por mês deverão ser repassados ao Município para a execução do programa, com previsão de início no segundo semestre.
 
“Este programa possibilitará o trabalho no domicilio, com as familias e crianças, investindo intensamente  na primeira infancia, através de acompanhamento semanal realizado por profissionais capacitados a realizar este trabalho de intersetorialidade”, explica. 
 
Meta de 4 milhões de crianças atendidas
O Criança Feliz prevê a capacitação de multiplicadores, pelo governo federal, que serão responsáveis por repassar a metodologia e protocolos do programa aos visitadores nos municípios. Até 2018, o governo federal pretende atender cerca de quatro milhões de crianças.
 
Nos munícipios, os visitadores domiciliares irão atender diretamente as famílias selecionadas para o programa. Profissional de nível médio, o visitador irá aplicar as metodologias repassadas pelos multiplicadores durante a capacitação. 
 
Conforme o tamanho do munícipio, serão designados supervisores que irão orientar os visitadores, coordenar os protocolos e articular as visitas com a rede integrada, como saúde, justiça ou educação.

(com Assessoria de Imprensa)

Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes