28 de março de 2024
logo-14news.svg

Desde 2015 | A informação começa aqui!

Biometria obrigatória em Botucatu está abaixo do esperado

Desde o início deste ano, Botucatu, Itatinga e Pardinho integram o time dos 83 municípios que realizam o cadastramento biométrico obrigatório no Estado de São Paulo.
 
Até o momento, dos 119.261 eleitores sujeitos ao procedimento obrigatório nas três cidades, dos quais 99.599 são de Botucatu, 14.268 de Itatinga e 5.394 de Pardinho, apenas 51.455 cadastraram as suas digitais. 
Segundo levantamento feito pela 26ª Zona Eleitoral de Botucatu, o número de atendimentos diários está abaixo das expectativas. “Apesar da grande divulgação, a média diária de atendimento em Botucatu é de 350, número relativamente abaixo da expectativa, pois, levando em consideração o número de recepcionistas terceirizados, o atendimento poderia atingir um montante de aproximadamente 1.000 pessoas/dia”, explica o Chefe do Cartório Eleitoral, Igor Ignácio.
 
No sentido de aumentar essa demanda, o Cartório Eleitoral está desenvolvendo projetos que visam levar a Biometria até o eleitor. Já foi encaminhado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SP) propostas de instalar kits biométricos temporários em empresas e em bairros descentralizados da cidade. “A nossa ideia é aproveitar espaços particulares e públicos para realizar a própria Biometria, não só o agendamento como já estamos realizando. O TRE já foi oficializado e estamos aguardando o aval para iniciarmos esses projetos”, afirma Ignácio.
 
O objetivo principal dessa ação é levar a Biometria até o eleitor, principalmente aos que residem na Zona Rural e nos bairros distantes, pois são as pessoas que têm mais dificuldade de locomoção até o centro da cidade, aumentando desta forma o número de eleitores atendidos e evitando aglomeração no final do processo de recadastramento, em dezembro de 2017.
 
Importância
O eleitor que não fizer a Biometria terá o título cancelado e será impedido de praticar certos atos da vida civil como obter passaporte, carteira de identidade e CPF, matricular-se em instituição de ensino oficial ou fiscalizada pelo governo, tomar posse em concurso público, participar de concorrência pública, entre outros.
A biometria é um recurso tecnológico que identifica e reconhece uma pessoa por meio de suas impressões digitais, que são únicas. O objetivo da Justiça Eleitoral é identificar o eleitor pelas digitais na hora do voto a fim de evitar qualquer possibilidade de fraude no processo eleitoral.
 
O cadastramento biométrico visa, ainda, a confirmação do endereço residencial pelo eleitor e atualização dos demais dados, além de contribuir para detectar duplicidades no cadastro eleitoral.
Atendimento
O eleitor deve agendar seu atendimento no site do TRE e comparecer ao cartório ou central de atendimento com documento oficial de identificação com foto, título eleitoral, caso possua, e comprovante de residência.
Em Botucatu, o atendimento será de segunda a sexta-feira das 8h15 às 18h30. O Cartório Eleitoral está instalado na Rua Monsenhor Ferrari, 466, Centro.
 
Em Itatinga o posto da equipe eleitoral está instalado na Casa do Cidadão, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, e em Pardinho das 8 às 12 horas e 13 às 17h30.
 
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (14) 3814-5536 e (14) 3815-5379.
 
Curta o Facebook do Agência14News e fique por dentro das notícias de Botucatu e região: www.facebook.com/agencia14news
 
(com Assessoria de Imprensa/Cartório Eleitoral)
Redação 14 News

Redação 14 News

Você pode gostar também

Fique informado

Receba nossas news em seu e-mail.

Publicidade

Mais recentes